Com a divulgação de um vídeo de agradecimento a seus colaboradores (assista abaixo), o Hospital Ana Nery anunciou nessa quarta-feira, 10, a desativação da unidade de isolamento para síndrome gripal, local para onde eram destinadas as pessoas com suspeita ou positivos para Covid-19 que necessitavam de cuidados em leito clínico. Esses atendimentos continuam ocorrendo normalmente, mas os pacientes agora permanecem isolados em leito privativo em uma das três alas existentes na instituição.
A mudança foi motivada pela queda nas internações de maneira geral, não somente nos leitos clínicos, onde apenas uma pessoa está internada no momento. As vagas de UTI, vale ressaltar, seguem disponíveis da mesma forma caso haja necessidade e, até essa quarta, duas estavam ocupadas. Ao longo de um ano e oito meses, o Ana Nery funcionou como um hospital de apoio, com a referência regional sendo o Hospital Santa Cruz.
LEIA MAIS: País registra maior queda na média móvel de óbitos por Covid desde o início da pandemia
Publicidade
No ano passado, após o início da pandemia e o aumento da exigência por tratamento para os pacientes com complicações da Covid-19, a ala Pinheiros do Ana Nery passou por diversas adaptações e foi transformada na unidade de isolamento. O local, inicialmente com 12 leitos, chegou a abrigar 32 pessoas no pico da infecção, entre fevereiro e março deste ano, quando a instituição fez todos os esforços possíveis – entre espaço físico e funcionários – para suprir a crescente demanda.
Mesmo essa desativação sendo mais um sinal de que a pandemia aos poucos está sendo é controlada, os profissionais integrantes da unidade reforçam o discurso sobre a manutenção dos cuidados preventivos e pedem, mais uma vez, a colaboração da sociedade até que a vacinação atinja uma parcela maior da população com as duas doses.
O exemplo do que pode acontecer se a doença for tratada como superada não fica longe, a menos de 100 quilômetros de Santa Cruz do Sul. Há cerca de duas semanas, Cachoeira do Sul vem enfrentando um novo surto da Covid-19, com uma disparada na quantidade de casos ativos e, consequentemente, de internados. Todos os leitos de UTI estão ocupados. O perfil, de acordo com a Secretaria da Saúde, é de idosos e pessoas com comorbidades, como obesidade e hipertensão arterial.
Publicidade
LEIA MAIS: Governo do Estado emite Aviso à região de Cachoeira do Sul
Hospital Santa Cruz
A situação do Hospital Santa Cruz é tranquila, conforme a assessoria de comunicação da instituição. A demanda também vem registrando queda gradual, o que motivou a redução dos leitos de UTI exclusivos para Covid-19 de 15 para dez. Até ontem, três deles estavam ocupados. Nos leitos clínicos, a lotação é a mesma. Referência para todo o Vale do Rio Pardo, o HSC chegou a ter mais de 90 pacientes internados em decorrência da Covid-19 no mês de fevereiro.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!