Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

NOVA GESTÃO

Hospital Ana Nery assumirá hospital de Dois Irmãos a partir desta terça-feira

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

O Hospital Ana Nery (HAN), de Santa Cruz do Sul, vai assumir a gestão do Hospital São José, da cidade de Dois Irmãos, na próxima terça-feira, 1º. A informação foi confirmada pelo diretor do HAN, Gilberto Gobbi, em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM na manhã de sexta-feira, 28. “É uma instituição de pequeno porte, com 68 leitos e uma estrutura muito boa. Com uma boa gestão e um acompanhamento eficiente, entendemos que teremos um atendimento como a população merece”, adiantou. 

Segundo Gobbi, além do próprio HAN, e agora o Hospital São José, a instituição também faz a gestão do Hospital Regional do Vale do Rio Pardo, em Rio Pardo, de todos os postos de saúde da cidade de Bom Jesus e de residenciais terapêuticos de Santa Cruz do Sul, como a UPA e o Hospitalzinho. Ele salientou que a vontade de expandir a atuação surgiu da identificação de um nicho de mercado. 

Gilberto Gobbi: qualificação dos serviços

LEIA MAIS: Ana Nery assume gerência do hospital de Dois Irmãos a partir de agosto

Publicidade

O objetivo também é trazer recursos para a manutenção do HAN. “Estamos tentando fazer algo sério e correto, e ao mesmo tempo buscar um rendimento para nos ajudar a atender os nossos pacientes oncológicos, que demandam altos custos.”

Para isso, a diretoria tem buscado por oportunidades. “Em Dois Irmãos, o hospital não possui dívidas e nem passivo trabalhista. Também temos essa preocupação de sermos cautelosos para não termos problemas futuros.” 

Sobre o serviço oferecido pelo Ana Nery, Gobbi afirmou que o diferencial é a gestão das pessoas, ou seja, realização de treinamentos com os funcionários para que desenvolvam um atendimento de qualidade. Outro ponto é o controle financeiro feito pelo gerente financeiro do HAN.

Publicidade

LEIA MAIS: Ana Nery administrará hospital na região metropolitana de Porto Alegre

O diretor comentou que é necessário passar por um processo de licitação para assumir a gestão, em que os municípios também empregam recursos que se transformam em um valor adequado para uma boa realização do serviço. Em maio deste ano, o prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, disse que o valor mensal licitado será de R$ 1,327 milhão, o mesmo do atual administrador do hospital que terá o contrato finalizado em 31 de julho.

Reformas e ampliações

O grande volume de pacientes oncológicos representa a principal demanda do Hospital Ana Nery. Nesse contexto, a alta nos custos dos medicamentos nessa área representa um desafio, reconhece o diretor. Segundo ele, a ajuda financeira, tanto no custeio de medicamentos e materiais como em investimentos, está vindo a partir da captação de recursos junto aos órgãos governamentais, assim como a entrada de emendas parlamentares.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ana Nery vai investir R$ 15 milhões em novo centro de oncologia

Mesmo assim, o hospital prioriza dois investimentos: a reforma do Pronto Atendimento e a ampliação do laboratório. A reforma já era para ter sido entregue, mas a previsão é concluir os trabalhos nos próximos dez dias. O PA voltará ao seu lugar original e dentro de uma nova concepção. Já a obra do laboratório deve começar na primavera. A instituição ainda está em busca de recursos para ampliar o Centro de Oncologia.

Meta é investir mais em Rio Pardo

O diretor do Ana Nery falou sobre o que já foi feito no hospital em Rio Pardo nos últimos 90 dias. Ele disse que a estrutura do complexo é antiga e carece de melhorias. Uma delas é na parte elétrica, onde houve um princípio de incêndio recentemente, mas já foi substituída. O objetivo agora é executar um projeto de reforma do Pronto Atendimento que já foi finalizado. “Serão 1,4 mil metros de área reformada, mais 200 metros de área construída”, antecipou. O projeto está em fase de orçamentos e logo será apresentado ao governo do Estado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Ampliação permitirá ao Hospital Ana Nery fazer o dobro de cirurgias

Outra solicitação necessária é a instalação de um elevador. “Nós organizamos fluxos, alteramos protocolos, criamos diferentes formas de trabalho, adequamos o local e isso tem refletido bastante no atendimento”, ressaltou. Ainda foram realizadas alterações no corpo médico, com a inclusão de novas especialidades e mais cirurgias.

Ao falar sobre uma possível nova gestão, Gobbi relembrou que o foco é nas atuais instituições, mas adiantou que estuda uma nova possibilidade. “Posso adiantar que existem várias propostas, mas entendemos que apenas uma delas seria viável economicamente. Mas isso, somente no início de 2024.”

Publicidade

* Colaborou Ronaldo Falkenback. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.