Na esteira do que vem ocorrendo na maioria das regiões do Brasil, os serviços especializados em hospedagem de animais de estimação conquistam cada vez mais espaço no Vale do Rio Pardo. Atentos às oportunidades que o setor proporciona, empreendedores inovam para atender a uma demanda que costuma aumentar nesta época do ano.
O motivo é simples: com a chegada da temporada de férias, nem sempre os tutores têm disponibilidade para levar os companheiros nas viagens. E é nessa hora que hotéis e creches para acomodar os pets surgem como opção. Há também a possibilidade de atendimento a domicílio, o que é outra tendência no ramo.
LEIA TAMBÉM: Confira dicas de cuidados com animais de estimação no verão
Publicidade
Em Santa Cruz do Sul, a quantidade de lugares e profissionais que disponibilizam essas comodidades cresceu nos últimos tempos, atendendo especialmente cães. Com diárias que podem variar entre R$ 30,00 e R$ 65,00, os espaços proporcionam acompanhamento especializado, acolhimento e atividades que visam tornar as férias dos tutores e dos bichos de estimação mais tranquilas.
Hospedagem em contato com a natureza
Com mais de duas décadas de dedicação aos cães, Paulo Alexandre Rosa é um dos que investiram no setor de hospedagem em Santa Cruz do Sul. Ele começou a trabalhar como adestrador e viu na possibilidade de acomodar os pets uma oportunidade para empreender. Foi assim que Paulinho Adestrador, como ficou conhecido, organizou um espaço que visa oferecer tudo aquilo de que os animais precisam. São cerca de 12 mil metros quadrados localizados em Linha João Alves.
LEIA TAMBÉM: Preços dos combustíveis pouco variam em Santa Cruz; veja valores
Publicidade
Em um ambiente com muitas árvores, estão instaladas repartições capazes de abrigar qualquer tipo de cão, além dos esquipamentos destinados ao adestramento. Há espaços abertos em meio à natureza e até mesmo estruturas fechadas com sofás e ar-condicionado, buscando priorizar a rotina de cada animal e a maneira como ele vive em casa.
O profissional explica que a proposta do local é deixar os animais livres, para que possam brincar e interagir entre si, mas sempre respeitando a vontade do cliente. “Nós atendemos o que o cliente quer, mas também damos a nossa opinião profissional porque são mais de 20 anos de experiência e eu conheço o comportamento canino. Cães precisam interagir, se conectar. Tem muitos que quase nunca veem outros cães, e isso faz com que eles percam sua essência.”
LEIA TAMBÉM: CDL Santa Cruz entrega prêmios da campanha de Natal
Publicidade
Entenda
Para hospedar o pet, Paulinho explica que ele precisa estar com as vacinas em dia, assim como o remédio antipulgas e o vermífugo. Também é importante levar a alimentação e medicamentos, caso seja necessário. Além do adestramento e hospedagem canina, Paulinho oferece táxi dog e passeios individuais ou em grupo. O contato com o profissional pode ser feito pelo telefone (51) 99838 4548. No site e pelas redes sociais – no Facebook e Instagram Paulinho Adestrador – é possível conferir tudo o que é oferecido. O endereço é Travessa Dona Leopoldina, 528, em Linha João Alves.
Animais também podem ficar na creche
Além de hotel, em Santa Cruz também estão disponíveis creches para cães, com modalidades de meio período ou turno inteiro. Uma delas é a Hufa Pet, que dispõe de um espaço planejado e organizado para oportunizar um momento divertido aos pets. Hugo e Fabíola Iserhard, proprietários do empreendimento, atuam no ramo desde 2018 e mostram muito carinho pelos animais. “É uma parte da família das pessoas e sabemos da grande responsabilidade que temos. Tentamos manter a rotina deles de maneira correta, para eles ficarem o mais confortáveis possível”, destaca Hugo.
LEIA TAMBÉM: Lavouras demonstrativas começam a aparecer no parque da Expoagro
Publicidade
No local, são oferecidos todos os cuidados com o animal em relação à alimentação, hora de dormir, passeios e brincadeiras, entre outros aspectos. “Há alguns animais que precisam se adaptar, então fazemos a socialização deles”, conta, lembrando que tudo ocorre de forma gradativa.
Para ingressar no Hufa Pet é necessário que o cão esteja com as vacinas e o antipulgas e vermífugo em dia. O espaço fica na Rua Fernando Abott, 1439, e o telefone de contato é (51) 99835 6732.
LEIA TAMBÉM: Aumenta número de municípios em situação de emergência pela estiagem
Publicidade
Suporte 24 horas
Na localidade de Travesão Dona Josefa, no Distrito de Rio Pardinho, fica um ambiente pensado para proporcionar conforto aos pets e tranquilidade aos tutores. Sob o comando de Fernando Panke, a Clínica Veterinária e Pet Shop Fernando Panke presta serviços de saúde, banho e tosa, além da hospedagem.
No hotel, um monitor está à disposição durante 24 horas para interagir com os animais. Há também box individual para alimentação e pernoite, além de um veterinário. O local conta ainda com amplo espaço para recreação e exemplares exóticos. Não é necessário levar objetos do cão, já que a estrutura conta com todos os equipamentos necessários.
LEIA TAMBÉM: Secretaria de Meio Ambiente de Venâncio Aires investiga morte de peixes em arroio
Segundo Panke, o pet deve estar com a carteira de vacinação em dia junto ao antiparasitário. A clínica e pet shop fica na Rua Irmão Emílio, 613, no Bairro Várzea, mas o hotel é no interior. O telefone para contato é (51) 99996 9333.
Atenção sem sair de casa
O serviço de pet sitter é outra alternativa para quem vai pegar a estrada e não quer deslocar o animal de estimação. É nessa hora que entram em ação profissionais que oferecem todo o suporte necessário. Entre os que realizam esse serviço no município está Gabrielle Neumann. Segundo ela, o atendimento é prestado no domicílio do cliente. Durante uma ou duas vezes ao dia, a babá vai visitar o animal (cão ou gato) para realizar os cuidados. No decorrer desse período, os tutores recebem notícias dos pets por meio de imagens, vídeos e chamadas. Dessa maneira, para os humanos que viajam e para os animais que ficam, o bem-estar é garantido.
LEIA TAMBÉM: Presença de urubus chama a atenção de moradores em Santa Cruz
As visitas da Gabi Pet Sitter, como é conhecida, incluem passeios, brincadeiras, além de dicas para os tutores terem uma melhor convivência com os animais. A profissional possui cursos de auxiliar veterinário e adestramento e comportamento canino, o que auxilia nos atendimentos.
O serviço de pet sitter representa uma alternativa prática para os tutores. Segundo a profissional, tem crescido a quantidade de pessoas que optam por esse formato de cuidado com os bichos de estimação. Gabi costuma divulgar a atividade por meio do Instagram @gabi.petsitter.scs, onde diariamente posta a rotina com os animais. Para entrar em contato, o telefone é (51) 99924 4493.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!