Categories: Centro-Serra

Horto Municipal: mudas de qualidade para uma boa alimentação

Uma cidade bonita e uma população que se alimenta com produtos saudáveis e naturais. Com esta preocupação a administração de Estrela Velha colocou em funcionamento o Horto Municipal, um espaço com quatro hectares inteiramente destinados ao cultivo de mudas de hortaliças e flores. Ainda dando seus primeiros passos, o Horto já é visto com bons olhos, principalmente pela comunidade escolar e pessoas que dependem das hortas comunitárias.

O quadro “Café na Roça” visitou o local, em Rincão da Estrela, interior do município, para acompanhar o trabalho do técnico agrícola Dilomar Tovo e de seu auxiliar Sérgio Hoffman, responsáveis por garantir a qualidade das mudas.

Em uma estufa são cultivadas as mudas de flores para ornamentação e embelezamento dos canteiros dos trevos de acesso à cidade. A cada seis meses são cultivadas cerca de seis mil mudas das mais diversas flores para colorir a cidade. Conforme a prefeita, Cecília Montagner Ceolin, a maioria das mudas, principalmente de hortaliças, são destinadas às escolas, tanto municipais quanto estaduais. “Cada uma possui sua própria horta e os alunas acabam aprendendo como cultivar esses alimentos, pegam o gosto pela terra”, destacou.

Publicidade

Além das mudas, também são cultivadas batata-doce, milho verde, mandioca. Tudo isso também é destinado à merenda escolar. “São produtos totalmente naturais e que a nossa população pode consumir com tranquilidade”, garante. Além das escolas, duas hortas comunitárias também recebem as mudas. O restante, é doado a pessoas que procuram o horto.

Em três sementeiras, são cultivadas cerca de 15 mil mudas de cebola. As saladas, cerca de seis variedades, são oito mil a cada 20 dias. “Agora no inverno o período estica um pouco. Normalmente elas ficam boas em 15 dias, mas no inverno esse ciclo demora um pouco mais”, explica o técnico agrícola.

Sucessão rural

Publicidade

O secretário da Agricultura, Jacir Somavilla, destaca a preocupação da administração em colocar em funcionamento o horto. “Esta é uma área que foi repassada do Estado para o município e que está sendo utilizada para uma boa causa. Ainda faltam alguns materiais para trabalhar, a estufa ainda precisa de umas melhorias, mas com calma vamos ajustando tudo”, garantiu. Conforme ele, a ideia é também produzir mudas de pastagens, principalmente para o criador de gado leiteiro.

Outra preocupação expressada pela prefeita é em relação à sucessão rural. Conforme ela, com esse contato direto com o cuidado com as hortaliças é possível despertar nas crianças o amor pela agricultura. “A gente vê hoje muitos jovens agricultores indo embora. Então a nossa intenção é começar a incentivar pelo horto e nas escolas”, destaca. Cecília garantiu que o projeto deve continuar e ganhar força a cada ano. “Este ano o retorno tem sido muito positivo e a nossa vontade é melhorar a cada ano”, ressaltou.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.