Categories: Regional

Hortaliças sofrem com as oscilações do clima

A sequência de períodos com chuva intensa ou muito sol e calor, como visto nas últimas semanas, gera impactos na agricultura. As hortaliças estão entre as culturas que mais sofrem por conta desses extremos. Como consequência, os produtos muitas vezes perdem a qualidade e a oferta acaba se tornando menor.

O técnico agropecuário da Emater/RS-Ascar em Santa Cruz do Sul, Vilson Pitton, observa que períodos de muita umidade e altas temperaturas são propícios para a proliferação de doenças e pragas. Além disso, contribuem para a perda de eficácia do tratamento para o controle dessas doenças. A chuva intensa ainda pode provocar o apodrecimento de hortaliças folhosas, como é o caso da alface.

Outra dificuldade gerada pela chuva em grandes volumes é a preparação dos canteiros entre um plantio e outro. Para proteger as plantas do calor em demasia, também é aconselhado, pelo técnico, o uso de estruturas que protegem do sol.

Publicidade

Agricultores que participam das feiras rurais de Santa Cruz, como na localizada junto ao Parque da Oktoberfest, perceberam o impacto das oscilações. Com a chuva ocorrida por dias em sequência e o mormaço do verão, a feirante Patrícia Fernanda Nichterwitz observou sinais nada animadores em culturas como alface e pepino. A cebola e os morangos também saíram prejudicados, segundo ela. No caso de Patrícia, o cultivo das hortaliças ocorre em Linha João Alves, onde a família ainda fabrica produtos coloniais e planta tabaco. Ela ressalta ainda que a oferta de hortaliças na feira rural caiu por conta das alterações no clima e o preço dos produtos sofreu um pequeno reajuste. Na feira, nesse sábado, Patrícia atendia na banca junto de seu pai, Carlos Luiz Nichterwitz.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DA GAZETA DO SUL

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.