Já está em funcionamento a Horta Urbana Comunitária, desenvolvida pela Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat). Trata-se de um projeto que aposta na produção própria de alimentos em um espaço junto à sede da Usina de Triagem – na Rua Victor Frederico Baumhardt, 2525, bairro Dona Carlota – visando a segurança alimentar e nutricional das famílias dos cooperados.
O objetivo é produzir e consumir, da melhor maneira, alimentos agroecológicos sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos, promovendo o protagonismo das famílias catadoras na produção e manutenção da horta comunitária.
LEIA TAMBÉM: Coomcat faz ações de conscientização na Praça Getúlio Vargas
Publicidade
Serão plantadas hortaliças em geral, como alface, couve, brócolis, cenoura, bem como frutíferas e plantas medicinais e condimentares. Além das 208 pessoas beneficiadas ligadas à Coomcat, o projeto irá abranger famílias têm residências em outros bairros da área urbana e no interior do município.
O projeto de Horta Urbana Comunitária foi pensado pela Coomcat em parceria com a Fundação Luterana de Diaconia – FLD, através de sua filial, o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA de Santa Cruz do Sul, e contou com o apoio do Fundo Social da Sicredi Vale do Rio Pardo/RS. A FLD – CAPA, inclusive, deverá propor oficinas de aproveitamento integral dos alimentos produzidos na horta.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!