Regional

Horta escolar da EMEF Fátima apresenta inovação na educação

Uma gincana estudantil na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fátima, de Sinimbu, colocou em prática um sonho da instituição, a horta escolar. Uma das tarefas propostas durante a atividade, lançada no início deste ano e com previsão de término em dezembro, foi a doação de mudas de verduras, legumes, chás e temperos, o que possibilitou a realização.

O projeto da horta foi idealizado por um estudante dos Anos Finais no ano passado, por meio do Projeto Sinimbu no Futuro, com mentoria de Jaqueline Weigel. Agora, com o êxito das equipes da gincana, a colaboração das serventes e a doação de ferramentas e insumos pela comunidade escolar, a ideia foi colocada em prática em um terreno nos fundos da instituição. As verduras, legumes e temperos produzidos estão sendo destinados para o incremento da merenda escolar.

LEIA TAMBÉM: Horta em casa: saiba como produzir alimentos em espaços pequenos

Publicidade

A nutricionista Juliana Stona, responsável pela elaboração do cardápio da merenda escolar nas escolas da rede municipal de ensino de Sinimbu, vê a horta como um espaço educativo de produção de alimentos, de saúde alimentar, de práticas de cultivo, combate ao desperdício a ao consumismo, muito influenciando na qualidade alimentar dos estudantes. “Elogiável a iniciativa da Escola, em estarem oferecendo verduras e legumes fresquinhos, sadios e cultivados de forma orgânica. É mais saúde nas refeições de crianças e adolescentes.

Na última quinta-feira, a escola recebeu uma equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, a mentora Jaqueline Weigel, representantes do Programa Inova RS e o coordenador dos departamentos de Engenharias, Arquiteturas e Computação da Universidade de Santa Cruz do Sul, Leonel Tedesco, para conhecerem o projeto. Os visitantes elogiaram a iniciativa e consideraram a escola como um espaço ideal para levar a inovação à sociedade.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.