Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DICAS

Horta em casa: saiba como produzir alimentos em espaços pequenos

A ideia de que é preciso ter um quintal espaçoso para manter uma horta em casa não é desculpa para deixar de produzir alimentos. Com planejamento e a adoção de alguns cuidados, é possível cultivar, em espaços reduzidos, hortaliças, ervas, chás, entre outros, e ter uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos. O isolamento ocasionado pela pandemia de Covid, aliás, foi um incentivo a mais para que muitas famílias ficassem atentas à qualidade daquilo que consomem. Seja em casa ou em apartamento, várias espécies de plantas podem ser cultivadas em pequenos canteiros, jardineiras, vasos ou até mesmo em recipientes improvisados, como canos de PVC, garrafas pet e baldes.

LEIA TAMBÉM: Mini-horta: solução para cultivar em pequenos espaços

De acordo com o técnico agrícola Diego Gustavo Scherer, a opção escolhida deve levar em conta, especialmente, o porte da planta. Nesse sentido, ele observa que também é importante fazer furos na base desses recipientes para evitar excesso de umidade nas raízes quando for feita a irrigação. Já com relação ao local, a recomendação é para que se leve em conta não só a disponibilidade de espaço, mas também de luminosidade. “É preciso que essas plantas fiquem em ambientes com sol e iluminação para que façam a fotossíntese e completem o ciclo do seu desenvolvimento”, relatou, citando como exemplos as sacadas, os corredores ou até mesmo os beirais de janelas.

Publicidade

Seja qual for a disposição da horta – se em bancada ou se suspensa –, outro cuidado deve ser com relação ao preparo do solo. “A escolha da horta é indiferente e pode variar conforme a realidade de cada família, mas o manejo do solo requer atenção. Em pequenos recipientes e canteiros, por exemplo, o uso de matéria-orgânica ou de compostagem pode ser suficiente”, informou. Com relação às mudas, o técnico agrícola dá algumas dicas na hora de fazer a escolha. “É importante verificar se estão saudáveis, com as folhas inteiras e viçosas e se os torrões estão com bastante raiz. Isso é fundamental para garantir o bom desenvolvimento das plantas”, sublinhou.

Época

Obviamente que a época de cultivo também deve ser observada e estar em conformidade com a espécie de planta que melhor se adapte ao período. Nos meses de agosto e setembro, pode ser feito o cultivo de abóbora, abobrinha, alface, almeirão, berinjela, cenoura, espinafre, feijão-vagem, jiló, maxixe, mostarda, pepino, pimenta, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, rúcula, salsa e tomate. Nas regiões mais quentes, no entanto, também é favorável o cultivo de coentro. Já nas regiões de clima mais ameno, é favorável o cultivo de acelga, agrião, beterraba, cebolinha verde, chicória, couve, ervilha e nabo.

LEIA TAMBÉM: Horta Urbana Comunitária da Coomcat aposta na segurança alimentar a partir da produção própria

Publicidade

Para ter uma boa colheita

  • Solo – Um solo com boa drenagem, rico em nutrientes e matéria-orgânica é o ideal para o bom resultado do seu cultivo. Cada espécie necessita de um tipo e de uma frequência específica de adubação. Durante a preparação do solo, remexa bastante a terra, principalmente no período de fertilização.
  • Irrigação – Procure conhecer a planta e como manter o ritmo da irrigação, principalmente no período de plantio, pois cada espécie precisa de um tipo de rega. Evitar exagero é muito importante para não provocar o apodrecimento das raízes ou a proliferação de fungos.
  • Iluminação – O sol influencia diretamente no desenvolvimento das plantas, na frutificação e na intensidade do florescimento.
  • Poda – Realizar podas de limpeza é benéfico, mas procure ficar atento à necessidade de cada espécie.

Fonte: blog Sítio da Mata

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.