A equipe diretiva do Presídio Estadual de Sobradinho iniciou, nesta semana, um processo de revitalização da horta da instituição. O espaço, já tradicional na casa prisional, é responsável pelo abastecimento da cozinha com verduras e legumes. A novidade é a construção de uma composteira, sob a coordenação e orientação técnica da Emater Centro-Serra.
A composteira será estruturada em quatro módulos, com sistema de minhocário, em que a partir do depósito de cascas e folhas dos alimentos descartados pela cozinha geral do presídio, haverá um processo progressivo de compactação, quando, em sua última fase, as minhocas serão facilitadoras na criação do húmus.
O produto final será, por sua vez, distribuído na horta da unidade prisional, criando um sistema de retroalimentação. Nas palavras da administradora do presídio, Giselda Cezar, significa um ganho para a casa prisional, pois, além de ecológico, com a reutilização de lixo orgânico, o processo qualificará ainda mais o cultivo das hortaliças, trazendo benefícios aos servidores e apenados. Giselda ainda agradeceu o apoio da Emater que, segundo ela, foi fundamental para a execução do projeto.
Publicidade
This website uses cookies.