Categories: Regional

Horário estendido é a dica para evitar atropelos nas compras

O comércio de Santa Cruz do Sul começa a atender neste fim de semana com o horário especial para as compras de Natal. Neste sábado, as portas das lojas ficam abertas até as 17 horas e no domingo o funcionamento está liberado das 16 às 22 horas. Na próxima semana, haverá ampliação no horário a partir de quarta-feira, até as 22 horas (veja o calendário na capa desta edição).

LEIA MAIS: Como ficam os horários do comércio de Santa Cruz em dezembro

As confraternizações de fim de ano promovem uma verdadeira corrida às lojas. Entre presentes e lembrancinhas, os consumidores santa-cruzenses e também da região contribuem para o crescimento econômico da cidade. A primeira parcela do 13º e o saque do FGTS influenciam nas fatias direcionadas às compras. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ainda não divulgou uma pesquisa, mas o clima é de otimismo.

Publicidade

“O horário estendido favorece bastante, para quem vende e para quem compra. O movimento aparente no Centro já deixa os lojistas animados”, ressalta o presidente da CDL, Márcio Farias Martins. “Comprar aqui mantém os impostos no município e garante o emprego de diversas pessoas. O comércio santa-cruzense é diversificado e tem tudo o que é necessário. E ainda há a oportunidade de concorrer a um carro zero-quilômetro no sorteio da promoção de Natal da CDL, dia 31”, complementa Martins.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas), Mauro Spode, projeta um incremento de 4% nas vendas, com a recuperação econômica impulsionando resultados positivos. “Se alcançarmos esse índice, será muito bom.” Segundo ele, sexta-feira e sábado já têm sido dias melhores para vendas. Outro estímulo, principalmente para o horário noturno, é a programação da Christkindfest. “Podemos perceber maior movimentação de consumidores, que aproveitam o evento para passar nas lojas.”

Entre os comerciantes, o sentimento é de otimismo para a próxima semana. O início de dezembro foi de calmaria na movimentação de clientes. As vendas aumentaram na segunda semana, intensificadas pelos sorteios de amigo-secreto. Segundo um levantamento feito pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 42% dos brasileiros que irão comprar presentes no Natal devem aderir ao amigo-secreto. No ano passado, o índice foi de 33%. Com isso, a previsão é de que R$ 7,5 bilhões sejam injetados na economia.

Publicidade

Márcia aposta em produtos de verão e nos horários especiais para alavancar as vendas

Clima de otimismo
As compras de Natal, conforme a previsão dos lojistas, devem ampliar o movimento nos estabelecimentos a partir de quarta-feira. Na Lojas Prata, vestuário e calçados são os itens mais procurados. “O horário estendido vai ajudar nos resultados”, comenta a gerente Camila Capioti. A subgerente Tainá Soares chama atenção para as trocas. “Nesses casos, muita gente acaba levando um produto de maior valor ou outros itens a mais.”

No bazar Arty Casa, a proprietária Márcia Parnow espera por um crescimento na comercialização da linha verão, composta principalmente por piscinas, boias e cadeiras. A loja ainda aposta nos presentes de amigo-secreto e Natal para quem procura utilidades para a casa. “Os domingos e horários à noite, período mais fresco do dia, ajudam as famílias que dispõem de pouco tempo”, aponta Márcia.

COMO SE ORGANIZAR
Planejamento – O consumidor pode fazer uma planilha de gestão de orçamento familiar para registrar todas as despesas e ganhos. Assim, saberá exatamente quanto dinheiro tem e quanto poderá gastar sem entrar no vermelho. É importante não esquecer de colocar as dívidas que já foram feitas.

Publicidade

Lista de compras – Já sabendo o quanto terá disponível para as festas de fim de ano, é hora de preparar uma lista de presentes e de gastos no supermercado, incluindo quantidade, para não comprar em excesso.

Compras antecipadas – Fazer as compras muito em cima da hora não é aconselhável. Isso deixará o consumidor sob pressão e as escolhas poderão ser impulsivas, além de, provavelmente, o gasto acabar sendo maior do que o planejado. Quanto à comida e bebida – como panetone, frutas, nozes e outros produtos tradicionais da época –, poderá pagar mais caro quem for comprar poucos dias antes das festas.

Festas colaborativas – Se o consumidor receber amigos e parentes em sua casa para as comemorações de fim de ano, uma boa forma de economizar é organizar festas colaborativas. Cada convidado fica responsável por um prato e uma bebida. Assim, ninguém fica sobrecarregado financeiramente.

Publicidade

Amigo-secreto – Como geralmente é impossível, em termos financeiros, presentear todas as pessoas que você gostaria, é válido pensar na possibilidade de organizar um amigo-secreto entre os participantes das festas. Assim, todos sairão com um presente e será possível limitar gastos.

À vista ou no crédito – Pagar à vista pode render descontos nos preços, então, é uma boa dica. O indicado é só pagar com cartão de crédito se o consumidor tiver a certeza de que terá dinheiro para quitar a fatura total no próximo vencimento. Se pagar só uma parte do boleto, a dívida será acrescida com os juros mais altos do mercado.

Não esqueça das contas – É fundamental ter em mente que o início de ano é cheio de despesas, como mensalidade e material escolar, férias e impostos, como IPTU e IPVA.
Fonte: CDL/Porto Alegre

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.