Santa Cruz do Sul

Horário especial no comércio começa com movimento tímido

A movimentação de consumidores e a abertura de lojas no primeiro dia de comércio com horários estendidos de fim de ano em Santa Cruz foram tímidas. Nesse domingo, 15, quem circulava pelas ruas centrais percebia que estabelecimentos, como os do segmento de eletrodomésticos e filiais de grandes redes, não abriram. O horário permitido para funcionamento no domingo era das 16 às 22 horas.

A baixa procura foi influenciada pelo tempo instável durante todo o dia. Além disso, o cancelamento da programação da Christkindfest, evento que costuma atrair um grande público para o Centro, contribuiu para a queda na movimentação.

LEIA TAMBÉM: Milhares de crianças participam do Natal Fraterno

Publicidade

Mesmo assim, os comerciantes que decidiram atender estavam confiantes. É o caso de Sirley Maria Morsch, que atua no ramo de vestuário. “Ficamos satisfeitos com esse horário, especialmente por abranger dois domingos. Sabíamos que o primeiro dia não teria grande movimento e a chuva atrapalhou um pouco, mas já conseguimos boas vendas”, afirmou.

No setor de calçados, o lojista Ivo Horn também fez avaliação otimista. “Esse horário gera uma expectativa positiva. O primeiro dia foi mais lento comparado ao ano passado, mas é um momento em que as pessoas, que não têm tempo durante a semana, podem aproveitar para fazer suas compras nesses horários diferenciados”, comentou.

Entre os lojistas, há confiança de que o movimento de consumidores em busca dos presentes aumente a partir de quarta-feira, quando as lojas estarão abertas até as 22 horas. Sirley reforçou que espera boas vendas. “Aguardamos com expectativa esses dias, especialmente a partir de quarta-feira e no próximo fim de semana. Inclusive, contratamos mais funcionários para dar conta da demanda”, disse. O mesmo sentimento é compartilhado pelas entidades representativas do setor.

Publicidade

Sirley Morsch, que atua no segmento de vestuário, tem boas expectativas neste ano

Clima e desinformação também interferiram

O Sindicato do Comércio Varejista de Santa Cruz do Sul e Região (Sindilojas-VRP) avaliou que o movimento no comércio entre a tarde e a noite desse domingo foi abaixo do esperado, principalmente devido ao clima instável. A avaliação preliminar da entidade aponta que a chuva foi um dos fatores determinantes para a baixa.

Por meio de nota, a entidade frisou que mais de 50 lojas da área central de Santa Cruz haviam confirmado abertura para esse domingo. No entanto, a adesão tanto de lojistas quanto de consumidores foi limitada.

LEIA TAMBÉM: UTI Pediátrica do Hospital Santa Cruz vai funcionar a partir de janeiro

Publicidade

“Além disso, a desinformação, gerada por um calendário equivocado divulgado pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Cruz do Sul, também contribuiu para o cenário de baixa movimentação. O erro foi corrigido por meio de uma ação judicial movida pelo Sindilojas, garantindo que os horários estendidos de funcionamento fossem respeitados”, informou o texto.

Com a aproximação das datas festivas e a previsão de horários ampliados para o comércio a partir desta semana, a expectativa é de recuperação gradual no fluxo de consumidores, especialmente considerando que pesquisas apontam um crescimento no consumo nos últimos dias antes do Natal. A nota finaliza dizendo que o Sindilojas permanece otimista, acreditando que o movimento de vendas deve se intensificar à medida que a data natalina se aproxima, com os lojistas se preparando para atender à demanda crescente.

Comércio no fim do ano

  • Até as 22 horas nos dias 18, 19, 20 e 23.
  • Entre 16 horas e 22 horas no dia 22.
  • Até as 20 horas no dia 21.
  • Até as 17 horas no dia 24.
  • Fechado no dia 25.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.