O horário especial do comércio santa-cruzense vai iniciar na próxima semana. Os presidentes do Sindilojas Vale do Rio Pardo e do Sindicato dos Comerciários de Santa Cruz do Sul assinaram, na tarde desta terça-feira, 12, o acordo coletivo da categoria, que prevê a alteração no funcionamento para o período de 18 a 23 de dezembro de 2017. Desta forma, o comércio abre as portas até às 22 horas de 18 a 22 de dezembro e, no sábado, 23, até às 19 horas.
O horário havia sido proposto pelo Sindilojas desde o início das negociações e acolhido pelo Sindicato dos Comerciários. Em assembleia, os comerciantes entenderam que não há necessidade de o comércio abrir as portas nos domingos, 17 e 24 de dezembro. No entendimento dos lojistas, o dia 17 é muito distante, enquanto o dia 24 é a véspera do Natal.
“Tradicionalmente, devido ao calor, os consumidores vão às compras após as 17 horas, e como o dia 24 é véspera do Natal, não seria possível as lojas manterem as portas abertas até 20 ou 21 horas. Assim, não compensaria a abertura nesta data”, explica o presidente do Sindilojas, Mauro Spode.
Publicidade
Ainda pelo acordo, as horas extras realizadas neste mês serão acrescidas de 75% do valor ou podem ser trocadas por folgas em dobro. A opção fica a cargo do comerciário e as folgas deverão ser compensadas até o dia 31 de março de 2018. Os comissionistas, da mesma forma, terão o cálculo das suas horas extras tendo como base a média das comissões recebidas nos últimos 12 meses de trabalho.
Os comerciários que fizerem horas extraordinárias em virtude da prorrogação do horário de trabalho terão direito a um lanche. Para que o empregado compre este lanche, a empresa repassará a ele o valor de R$ 15,50 em dinheiro.
Publicidade
This website uses cookies.