A ação voltada ao incentivo à leitura, realizada na biblioteca da Escola Municipal Santuário, na tarde dessa quarta-feira, 15, foi além da homenagem à escritora santa-cruzense Moina Mary Fairon Rech. A professora Cláudia D’Ávila, responsável pela contação da história e pelo destaque à autora, preparou uma surpresa para os estudantes dos 4º e 5º anos. Ela convidou a ex-aluna da instituição Júlia Mendonça Vieira, que sobreviveu a um acidente de trânsito, em 2019, e teve uma de suas pernas amputadas.
Antes da chegada da visita, Cláudia preparou a turma com um momento de reflexão. E foi o que ocorreu, com o incentivo da menina, que tem 9 anos. “Se tu estiver triste, não pode desistir. Tentem, até conseguir chegar. Eu tentei e cheguei”, disse Júlia, ao relatar as dificuldades que precisou superar. Foram seis meses hospitalizada, 26 cirurgias e, agora, a expectativa para a colocação de uma prótese.
LEIA TAMBÉM: A história de superação da menina de 7 anos que ficou internada durante cinco meses
Publicidade
Para a aquisição do equipamento, o pai, Diogo Vieira, lidera uma campanha que objetiva arrecadar recursos, devido ao valor. “O custo da prótese, pela complexidade, é bastante alto. Chega a R$ 86 mil”, conta. Para isso, uma chave Pix foi disponibilizada (51 99772 4977). O atendimento das necessidades diárias da menina impede o pai de manter um trabalho fixo. “Faço bicos para auxiliar no orçamento de casa. O Grupo do Bem também costuma nos auxiliar”, reforça.
O suporte da professora Cláudia para a família, durante o período em que esteve nos hospitais de Porto Alegre, acabou resultando em uma sugestão, que frutificou. A pequena passou a escrever um livro contando, de forma mais leve, a sua história de superação. O tema despertou o interesse de uma editora norte-americana, que está providenciando a elaboração da obra, a qual deve ser distribuída em diferentes idiomas. Enquanto isso, Júlia ganha cada vez mais seguidores em seu Instagram (@autorajulinha).
LEIA TAMBÉM: Psicóloga lança obra em Porto Alegre e em Santa Cruz
Publicidade
Além de ter a oportunidade de participar da contação de histórias, com o livro Os mistérios na biblioteca, os estudantes foram presenteados com a nova obra da escritora Moina Mary Fairon Rech, Festa na lagoa. A instituição de ensino também recebeu exemplares que ficarão à disposição dos alunos para retirada.
LEIA TAMBÉM: Empresários santa-cruzenses lançam livro “O sentido da vida”
“É uma forma de incentivo à leitura. Buscamos reativar a biblioteca, pois eles ficaram, por causa da pandemia, quase dois anos sem ter a oportunidade de vir aqui para ler. Queremos incentivar o gosto pelo acesso a esse espaço”, afirma a vice-diretora, Marciele Petersen. Ela acompanhou a atividade e já deixou o convite para que a menina Júlia Vieira lance seu livro na instituição, com um dia de autógrafos.
Publicidade
Atualmente, ela estuda em outra instituição de ensino, mas não esquece das professoras e dos colegas. Muitos, inclusive, que lhe fizeram desenhos e mandaram cartinhas desejando melhoras, enquanto estava hospitalizada em Porto Alegre. “Tenho tudo guardado em uma pasta”, afirmou Júlia.
LEIA TAMBÉM: Em novo livro, Eliane Brum relata vivências na Amazônia
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.