Hora do Conto é também momento de reencontro

A ação voltada ao incentivo à leitura, realizada na biblioteca da Escola Municipal Santuário, na tarde dessa quarta-feira, 15, foi além da homenagem à escritora santa-cruzense Moina Mary Fairon Rech. A professora Cláudia D’Ávila, responsável pela contação da história e pelo destaque à autora, preparou uma surpresa para os estudantes dos 4º e 5º anos. Ela convidou a ex-aluna da instituição Júlia Mendonça Vieira, que sobreviveu a um acidente de trânsito, em 2019, e teve uma de suas pernas amputadas.

Antes da chegada da visita, Cláudia preparou a turma com um momento de reflexão. E foi o que ocorreu, com o incentivo da menina, que tem 9 anos. “Se tu estiver triste, não pode desistir. Tentem, até conseguir chegar. Eu tentei e cheguei”, disse Júlia, ao relatar as dificuldades que precisou superar. Foram seis meses hospitalizada, 26 cirurgias e, agora, a expectativa para a colocação de uma prótese.

LEIA TAMBÉM: A história de superação da menina de 7 anos que ficou internada durante cinco meses

Publicidade

Para a aquisição do equipamento, o pai, Diogo Vieira, lidera uma campanha que objetiva arrecadar recursos, devido ao valor. “O custo da prótese, pela complexidade, é bastante alto. Chega a R$ 86 mil”, conta. Para isso, uma chave Pix foi disponibilizada (51 99772 4977). O atendimento das necessidades diárias da menina impede o pai de manter um trabalho fixo. “Faço bicos para auxiliar no orçamento de casa. O Grupo do Bem também costuma nos auxiliar”, reforça.

O suporte da professora Cláudia para a família, durante o período em que esteve nos hospitais de Porto Alegre, acabou resultando em uma sugestão, que frutificou. A pequena passou a escrever um livro contando, de forma mais leve, a sua história de superação. O tema despertou o interesse de uma editora norte-americana, que está providenciando a elaboração da obra, a qual deve ser distribuída em diferentes idiomas. Enquanto isso, Júlia ganha cada vez mais seguidores em seu Instagram (@autorajulinha).

LEIA TAMBÉM: Psicóloga lança obra em Porto Alegre e em Santa Cruz

Publicidade

Novo livro e presente para escola

Além de ter a oportunidade de participar da contação de histórias, com o livro Os mistérios na biblioteca, os estudantes foram presenteados com a nova obra da escritora Moina Mary Fairon Rech, Festa na lagoa. A instituição de ensino também recebeu exemplares que ficarão à disposição dos alunos para retirada.

LEIA TAMBÉM: Empresários santa-cruzenses lançam livro “O sentido da vida”

“É uma forma de incentivo à leitura. Buscamos reativar a biblioteca, pois eles ficaram, por causa da pandemia, quase dois anos sem ter a oportunidade de vir aqui para ler. Queremos incentivar o gosto pelo acesso a esse espaço”, afirma a vice-diretora, Marciele Petersen. Ela acompanhou a atividade e já deixou o convite para que a menina Júlia Vieira lance seu livro na instituição, com um dia de autógrafos.

Publicidade

Atualmente, ela estuda em outra instituição de ensino, mas não esquece das professoras e dos colegas. Muitos, inclusive, que lhe fizeram desenhos e mandaram cartinhas desejando melhoras, enquanto estava hospitalizada em Porto Alegre. “Tenho tudo guardado em uma pasta”, afirmou Júlia.

LEIA TAMBÉM: Em novo livro, Eliane Brum relata vivências na Amazônia

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.