Regional

Homenagem ao cantor Nando Reis embala circuito cultural do Sesc

Santa Cruz do Sul recebeu no sábado, 19, o projeto Nossa Arte Circula RS. A atração, criada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc/RS), levou para o Centro uma programação cultural diversificada. Entre os destaques esteve o show em homenagem ao músico Nando Reis, realizado na Praça da Cultura. Denominado Relicário, teve um repertório com 18 canções do ex-Titã, que foram interpretadas por Tita Sachet, Rafa Gubert e Rafael De Boni.

A música atraiu o casal mineiro Elaine Batista, de 31 anos, e Mike Augusto Saraiva, 40. Eles passeavam com a cachorrinha Canjica e decidiram parar para acompanhar o espetáculo. Para o fotógrafo, o evento foi uma grata surpresa. Eventos assim, realizados nos espaços públicos de forma gratuita, contribuíram para que os dois gostassem ainda mais do município, onde vivem há dois anos. “É gratificante quando a gente sai para dar uma volta e encontra alguma atração cultural como essa”, afirmou.

Elaine e Mike passeavam com a cachorra Canjica quando se depararam com o show

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo terá máximas acima dos 30 graus e risco de temporais

Publicidade

Antes da apresentação musical, o palco da Praça da Cultura recebeu um espetáculo de bonecos da Cia Anima Sonho. Bonecrônicas teve como inspiração o humor circense, histórias de quadrinhos e um bate-papo com mestres do teatro de bonecos. A mensagem, com toques de crítica social, também chamou a atenção do público.

Parte das atividades também ocorreu no espaço do Coworking Cultural (Rua Tiradentes, 15). Lá, foi possível conferir a peça teatral infantil Mu e Malu: Dando Asas à Imaginação, sobre a amizade entre uma criança órfã e uma flamingo-vaca, que enfatizou temas como coragem e liberdade. As crianças ainda puderam assistir a Pitocando, que misturou música, brincadeiras e contação de histórias do folclore brasileiro.

LEIA TAMBÉM: Por Dentro da Oktober: espaços “instagramáveis” chamam atenção do público

Publicidade

A programação encerrou-se com a narrativa oral Nyangara Chena: A Cobra Curandeira. O projeto da Litera Bruna, de Porto Alegre, resgatou uma lenda do povo Xona, do Zimbábue, com uma mensagem para fortalecer a preservação cultural e o vínculo das novas gerações com as raízes africanas.

A agente cultural do Sesc, Lisiane Camargo, enfatizou que o Nossa Arte Circula RS contempla os artistas afetados pelas enchentes no Estado. “Eles estão circulando pelo Rio Grande do Sul desde agosto e vai até dezembro”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Orçamento de 2025 de Santa Cruz será tema de audiência pública nesta segunda-feira

Publicidade

Bate-papo entre escritores de Santa Cruz

A programação do circuito cultural iniciou-se na manhã de sábado, com o encontro entre o autor Guto Leite e integrantes da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. A reunião ocorreu na Cafeteria Dona Boleira (Rua Marechal Floriano, 77).

Escritores santa-cruzenses participaram de encontro com o autor mineiro Guto Leite

Radicado em Porto Alegre desde 2008, o escritor e professor mineiro apresentou um trecho do seu livro Devoção, além de poemas. Também instigou os acadêmicos a falar sobre os limites do escritor na representação do seu entorno. Todos tiveram a oportunidade de abordar as próprias experiências. “Foi um momento muito interessante de troca, sobre questões pertinentes à literatura e ao fazer literário. E foi uma troca rica”, afirmou.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.