Polícia

Homem que matou vizinho a facadas confessa crime e é condenado a seis anos

Foi decidido no tribunal um caso de assassinato entre vizinhos, ocorrido em janeiro do ano passado, no Bairro Santa Vitória, em Santa Cruz do Sul. Quatro homens e três mulheres julgaram Valtair da Silva, de 38 anos, como culpado. Ele vai cumprir pena de seis anos e três meses, em regime semiaberto, pelo homicídio de José Valdemar de Oliveira, de 33 anos.

O júri, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 20, no Fórum de Santa Cruz do Sul, foi presidido pela juíza Márcia Inês Doebber Wrasse, da 1ª Vara Criminal. O autor da denúncia foi o promotor de Justiça Flávio Eduardo de Lima Passos. A defesa de Valtair da Silva foi feita pelo defensor público Arnaldo França Quaresma Júnior.

Defensor público Arnaldo França Quaresma Júnior
Promotor de Justiça Flávio Eduardo de Lima Passos
Juíza Márcia Inês Doebber Wrass ouvindo o depoimento da única testemunha, José Aloísio de Oliveira

LEIA MAIS: Homem é preso após esfaquear vizinhos em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Arnaldo, já no início da sessão, afirmou que, por intermédio dele, o réu confessaria o crime. O homicídio aconteceu em 30 de janeiro de 2021, na Rua Abraão Tatsch, Bairro Santa Vitória, e foi investigado pela 2ª Delegacia de Polícia (2ª DP) de Santa Cruz do Sul. Vítima e autor eram vizinhos. No dia do fato, Oliveira foi chamado por Silva. Ambos moravam um na frente da casa do outro. Ao chegar na via pública, José Valdemar foi atingido com três golpes de faca, por volta das 7 horas.

O irmão da vítima, José Aloísio de Oliveira, de 41 anos, foi a única testemunha a depor no júri desta quarta. Na manhã do delito, ele foi ao local para intervir e também acabou sendo golpeado pelo agressor. José Valdemar acabou falecendo em decorrência dos ferimentos.

LEIA MAIS: Polícia Civil indicia autor de homicídio no Santa Vitória

Publicidade

Motivação só foi comprovada na fase processual

Durante a investigação da Polícia Civil, não foi comprovada uma motivação para o assassinato. Porém, na fase processual, a partir de depoimentos de testemunhas, uma desavença na noite anterior, em um bar, quando vítima e autor teriam ingerido quantidade significativa de bebida alcoólica, teria sido o ponto de partida para o crime da manhã seguinte.

José Aloísio conseguiu sobreviver após atendimento médico. Depois de cometer o crime, o autor das facadas foi perseguido por populares e se escondeu em uma residência. A Brigada Militar foi acionada para atender a ocorrência e conseguiu localizar e prender em flagrante Valtair da Silva. Até a realização do júri, ele cumpria prisão preventiva no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.

LEIA TAMBÉM: Motorista perde o controle do veículo e quase invade lancheria em Santa Cruz

Publicidade

No julgamento realizado nesta quarta, tanto o promotor Flávio quanto o defensor Arnaldo pediram o afastamento da qualificadora do recurso que dificultou a defesa da vítima. Foi pedido ainda a desclassificação de tentativa de homicídio para lesão corporal, cometido contra a vítima José Aloísio. Ambas as solicitações foram acatadas pelos jurados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.