Na esteira da Operação Violeta, desencadeada entre esta terça-feira, 18, e quinta-feira, 19, pelas forças de segurança do Estado com o objetivo de combater os crimes de violência e importunação sexual contra mulheres e pessoas vulneráveis, a Delegacia de Polícia (DP) de Vera Cruz concluiu as investigações de um caso que chamou a atenção no município.
Um homem foi preso apontado por uma série de ações contra sua ex-companheira, que incluíram ameaças de morte e até danos ao veículo do atual namorado dela. Uma guarnição da Brigada Militar efetuou a captura em uma residência do Bairro Cipriano de Oliveira, às 11h20 do último domingo, data em que o acusado completou 42 anos.
LEIA MAIS: Homem é preso em cumprimento de mandado judicial em Vera Cruz
Publicidade
O mandado de prisão preventiva foi solicitado pela delegada Lisandra de Castro de Carvalho e autorizado pelo juiz Guilherme Roberto Jasper, da Vara Judicial de Vera Cruz, na última sexta-feira. Conforme as investigações, mesmo tendo de respeitar medidas protetivas deferidas pela Justiça, o homem voltou a procurar a ex-companheira, que tem 50 anos. Os dois não tinham filhos juntos e namoraram durante um tempo.
“A vítima registrou ocorrência em março, relatando ter sofrido ameaças e solicitando medidas protetivas de urgência, que foram deferidas em seu favor. Depois, o acusado chegou a pular a grade do portão da casa dela, bater na janela e pegar um bloquete para danificar o veículo do atual namorado da ex”, revelou a delegada Lisandra.
Ainda de acordo com a chefe da DP de Vera Cruz, o acusado chegou a afirmar para o novo companheiro da mulher, que tem 52 anos, que pegaria a mãe dele pelo pescoço. “Ele também ameaçou o irmão da vítima por telefone, dizendo que ia matar todo mundo”, complementou a delegada.
Publicidade
Em razão das ameaças, ações de descontrole, danos, ciúme pela ex estar em uma nova relação e descumprimento de medidas protetivas, a prisão foi solicitada e cumprida. O acusado foi conduzido ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Os nomes dos envolvidos foram mantidos em sigilo pelas autoridades policiais.
LEIA TAMBÉM: Homem que dirigia com arma e porção de cocaína dentro do carro é preso pela Força Tática
Referência estadual quando o assunto é trabalho policial contra a violência doméstica, a delegada Lisandra de Castro de Carvalho chefiou por 17 anos a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Cruz do Sul, onde atuou em investigações históricas. Há dois anos comanda a DP de Vera Cruz, e passou a dar um enfoque mais amplo para os crimes de violência doméstica.
Publicidade
No ano passado, foi inaugurada na delegacia a chamada Sala das Margaridas, ambiente especializado para atender as mulheres vítimas de violência. Segundo Lisandra, é necessário buscar pelas forças de segurança, para garantir que os agressores sejam responsabilizados por seus atos. “Pedimos sempre para todas que sofrem de alguma situação: procure a polícia, pois há possibilidades como a medida protetiva e outras ferramentas que podem auxiliar”, comentou.
Na impossibilidade de ir até uma delegacia registrar um caso, Lisandra orienta as mulheres a acessarem o site delegaciaonline.rs.gov.br, na aba Delegacia de Polícia Online da Mulher, na parte superior do site. No portal, onde é possível registrar ocorrência, há também dicas e informações para as vítimas, bem como os direitos das mulheres.
Publicidade
This website uses cookies.