Polícia

Homem é assassinado a tiros no Beckenkamp

Mais um homicídio foi registrado em Santa Cruz do Sul. O caso aconteceu por volta das 20h20 deste domingo, 8, na Rua São Felipe, Loteamento Beckenkamp, Bairro Dona Carlota. Um homem de 59 anos foi assassinado a tiros. Brigada Militar (BM) e Polícia Civil foram acionadas e compareceram na cena do crime.

O Instituto-Geral de Perícias (IGP) foi até o ponto onde ocorreu o homicídio e coletou evidências e vestígios, que vão auxiliar na investigação do caso. Uma ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e o caso será investigado.

LEIA TAMBÉM: Homem é assassinado em Candelária

Publicidade

O nome da vítima, por enquanto, está sendo mantido em sigilo pelas autoridades policiais. No entanto, sabe-se que o homem é natural do Ceará, com antecedentes por crimes como porte ilegal de arma, tráfico de drogas e ameaça. Conforme o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), major Cristiano Cuozzo Marconatto, o indivíduo que faleceu tinha uma espécie de bar em sua residência, onde servia bebidas para clientes.

“Dois indivíduos chegaram ali, teriam bebido no local, se desentenderam com a vítima e deram os tiros. Ainda no fim, quando o homem estava caído, deram uma paulada na cabeça e depois fugiram”, comentou. De acordo com Marconatto, o caso teria uma motivação pessoal, sem vinculação com o tráfico de drogas. “As nossas guarnições estão realizando uma ação de pronta resposta e buscando informações para tentar identificar os autores dos disparos”, complementou o comandante.

Cinco homicídios em 18 dias

A série de assassinatos em Santa Cruz do Sul tem chamado a atenção da comunidade. Somente nos últimos 18 dias, foram cinco homicídios. Além do ocorrido no Dona Carlota neste domingo, no dia 31 de agosto João Rogério de Oliveira, de 55 anos, conhecido como João Tamanco, foi executado a tiros na Rua Padre Landel de Moura, no Bairro Pedreira.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem quatro homicídios em 10 dias

Um dia antes, no dia 30 de agosto, Geovani dos Santos, de 34 anos, foi morto a com disparos de arma de fogo no Bom Jesus. No dia 29, o instrutor de autoescola Rostem Luiz dos Santos Fagundes, de 52 anos, foi assassinado com disparos na Rua Johanes Karl Klemm, Bairro Santo Antônio – deste caso o autor já está preso.

Antes, no dia 21 de agosto, João Igor da Silva Rodrigues, de 24 anos, foi morto a tiros enquanto dormia, na Rua Projetada Nove, no Loteamento Berçário Mãe de Deus, Bairro Santuário.

Publicidade

Em nove meses, Santa Cruz iguala número de homicídios de 2023

Com o homicídio deste domingo, chegam a 12 os assassinatos registrados em Santa Cruz do Sul em 2024. Foram 11 mortes de homens e uma de mulher, em nove pontos diferentes do município, nos bairros Progresso (2), Dona Carlota (2), Bom Jesus, Santuário, Pedreira, Santo Antônio, Centro, distrito de Rio Pardinho (2) e localidade de Alto Paredão. A média aponta que pelo menos um assassinato tenha acontecido a cada 21 dias (três semanas) em Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM: Veículos colidem e invadem pátio de casas em Santa Cruz do Sul

Com base nessa análise, pode-se ter a impressão de que os casos revelam uma média alta. No entanto, na comparação com anos anteriores, é possível notar uma queda acentuada. Em 2018 foram 27 homicídios no município; em 2019 houve 22; e em 2020, mais 30. Em 2021 os casos diminuíram pela metade, com 15; e caíram ainda mais, para dez, em 2022. Em 2023 voltaram a subir, chegando a 12, mesmo número que já chegou em 2024 faltando três meses para terminar o ano. As forças de segurança trabalham para evitar que o número aumente ainda mais neste ano.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Cristiano Silva

Cristiano Silva, de 35 anos, é natural de Santa Cruz do Sul, onde se formou, na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em 2015. Iniciou a carreira jornalística na Unisc TV, em 2009, onde atuou na produção de matérias e na operação de programação. Após atuar por anos nos setores de comunicação de empresas, em 2013 ingressou no Riovale Jornal, trabalhando nas editorias de Geral, Cultura e Esportes. Em 2015, teve uma passagem pelo jornal Ibiá, de Montenegro. Entre 2016 e 2019, trabalhou como assessor de imprensa na Prefeitura de Novo Cabrais, quando venceu o prêmio Melhores do Ano na categoria Destaque Regional, promovido pelo portal O Correio Digital. Desde março de 2019 trabalha no jornal Gazeta do Sul, inicialmente na editoria de Geral. A partir de 2020 passou a ser editor da editoria de Segurança Pública. Em novembro de 2023 lançou o podcast Papo de Polícia, onde entrevista personalidades da área da segurança. Entre as especializações que já realizou, destacam-se o curso Gestão Digital, Mídias Sociais para Administração Pública, o curso Comunicação Social em Desastres da Defesa Civil, a ação Bombeiro Por Um Dia do 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e o curso Sobrevivência Urbana da Polícia Federal.

Share
Published by
Cristiano Silva

This website uses cookies.