Ausente em apenas uma edição da Copa do Mundo nos últimos 30 anos, a Holanda passa por uma situação complicadíssima nas Eliminatórias Europeias. Mesmo com a vitória sobre Belarus por 3 a 1 na tarde deste sábado, 7, a Laranja Mecânica precisa de um verdadeiro milagre para ir ao Mundial da Rússia em 2018.
Na terceira posição do Grupo A, com 16 pontos, a Holanda consegue, no máximo, uma vaga na repescagem europeia, onde enfrentaria outra seleção em jogos de ida e volta valendo um lugar na Copa do Mundo. Porém, precisa vencer a Suécia, vice-líder com 19 pontos, por improváveis sete gols de diferença.
A Suécia confirmou o favoritismo diante da frágil seleção de Luxemburgo, goleando por 8 a 0, e mantém chances de conquistar a vaga direta. Para isso, precisa bater a Holanda em Amsterdã e torcer por um tropeço da líder França contra Belarus. Os franceses, com gol de Matuidi, venceram e eliminaram a Bulgária em Sófia: 1 a 0.
Publicidade
Portugal vence Andorra e fará jogo decisivo com a Suíça
Com mais dificuldades do que o esperado, Portugal bateu Andorra também neste sábado, por 2 a 0, e segue na vice-liderança do Grupo B, com 24 pontos. O craque Cristiano Ronaldo e o jovem André Silva anotaram os gols da atual campeã europeia.
Sempre ele! Cristiano Ronaldo tirou o Portugal do aperto neste sábado
Foto: Getty Images/UEFA
Publicidade
Para conseguir a vaga direta na Copa, Portugal terá que vencer o confronto direto contra a Suíça na próxima terça-feira, 10, em Lisboa. A adversária tem 27 pontos e joga pelo empate. Nesta rodada, os suíços bateram a Hungria por 5 a 2 e seguem, ao lado da Alemanha, como a única seleção com 100% de aproveitamento nas eliminatórias europeias.
Bósnia se complica após derrota e Grécia fica perto da repescagem
Em um jogão disputado neste sábado, pelo Grupo H, a Bélgica bateu, de virada, a Bósnia-Herzegovina por 4 a 3, e manteve a invencibilidade nas eliminatórias. Já classificados para o Mundial, os Diabos Vermelhos agora assistem de camarote a luta por uma vaga na repescagem.
Publicidade
A Bósnia parou nos 14 pontos e foi ultrapassada pela Grécia, que assumiu a vice-liderança do grupo com a vitória sobre Chipre por 2 a 1, fora de casa. Na última rodada, os gregos recebem a frágil seleção de Gibraltar, que ainda não pontuou no torneio. Já a Bósnia visita a Estônia.
SAIBA MAIS
Seleções europeias já garantidas na Copa do Mundo:
Alemanha
Bélgica
Espanha
Inglaterra
Garantidas ao menos na repescagem:
França
Islândia
Itália
Polônia
Portugal
Suíça
Publicidade