Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Escolas municipais

Histórias de alunos do ensino fundamental podem virar filme; saiba como

As histórias de alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental municipal de Santa Cruz do Sul vão poder virar filme. O concurso literário “Histórias de vida: memórias que me constituem”, promovido pela A4 Agência Experimental da Comunicação Social da Unisc em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vai escolher o melhor texto para ser transformado em um curta-metragem, produzido por alunos de Produção em Mídia Audiovisual (PMA) da Unisc de forma gratuita.

O período de inscrição, que também é de graça, vai de 1º a 5 de outubro. Conforme o professor responsável pelo concurso e coordenador do núcleo de PMA da A4, jornalista Diego Weigelt, os professores da rede municipal, especialmente os de língua portuguesa, já foram instruídos para passarem as orientações aos estudantes. Cada escola vai escolher no máximo três textos para inscrever na Secretaria Municipal de Educação e uma comissão formada por alunos da Comunicação Social vai selecionar o melhor para produzir o curta. “Temos que pensar na viabilidade. Não podemos pensar só na questão do texto, mas também na narrativa ideal para ser transformada em vídeo”, explicou, em entrevista à Rádio Gazeta

VEJA O EDITAL DO CONCURSO

Publicidade

O tema do concurso é bastante abrangente para incentivar a participação dos estudantes. “Cada aluno tem liberdade. Pode ser qualquer história: sobre um familiar, algo que tenha acontecido com o estudante ou até sobre um bichinho de estimação”, exemplificou Weigelt. A história pode ser contada em um texto narrativo de uma a três páginas. “Temos uma grande expectativa pra esse concurso, que, de alguma forma, tenta dar voz para as crianças e adolescentes do ensino municipal de Santa Cruz criarem e contarem as histórias de suas vidas.”

A ideia é fazer o lançamento do curta-metragem ainda em novembro deste ano, em evento realizado dentro da universidade, com uma sessão de cinema e, quem sabe, um debate sobre o filme com o autor do texto. Para as próximas edições, Diego já pensa até mesmo em um festival de cinema estudantil. “O curso de Comunicação Social quer, de alguma forma, colaborar com as escolas. A universidade, como instituição comunitária, tem esse objetivo”, ressaltou o professor.

Ouça na íntegra a entrevista com Diego Weigelt:

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.