Hospital Santa Cruz (HSC) completa 115 anos de uma trajetória que acompanha o desenvolvimento de Santa Cruz do Sul e região em torno da saúde pública. Com origem no trabalho desenvolvido por religiosas franciscanas, a casa de saúde entrou em funcionamento no dia 22 de maio de 1908 e foi adquirida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz (Apesc) em 30 de junho de 2003. Ao longo do tempo, manteve-se em constante melhoria para proporcionar atendimentos com um alto padrão de qualidade.
Principal centro de saúde do Vale do Rio Pardo, no centro do Rio Grande do Sul, a instituição é Acreditada ONA Nível 1, é certificada como Hospital de Ensino e mantém em seu planejamento estratégico a qualificação de suas estruturas de serviços, tanto em relação à área física quanto a equipamentos e capacitação de pessoal.
LEIA MAIS: Hospital Santa Cruz completa 115 anos de uma história de crescimento contínuo
Publicidade
Até pouco tempo, pacientes com necessidade de avaliações cardíacas para procedimentos cirúrgicos ou aqueles com investigação de cardiopatia isquêmica precisavam se deslocar aos grandes centros do Estado para realizar exames mais precisos, como a angiotomografia coronariana e o escore de cálcio. Mas desde o ano passado, o tempo de espera desses pacientes para ter um diagnóstico reduziu drasticamente, tornando o processo mais rápido e prático.
Isso graças ao novo tomógrafo adquirido em 2022 pelo Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII) do Hospital Santa Cruz. O aparelho Multislice Revolution Maxima, de 64/128 canais, permite que tais avaliações e exames sejam feitos agora em Santa Cruz do Sul, proporcionando resultados mais definidos mediante imagens de alta resolução. “A angiotomografia, além de não ser invasiva, oferece uma avaliação precisa das coronárias, agilizando e qualificando ainda mais o tratamento”, comemora o cirurgião cardíaco e diretor médico do Hospital, Leonardo Dorneles de Souza.
LEIA TAMBÉM: Feira de Saúde do HSC leva bom público à Praça Getúlio Vargas
Publicidade
“É um método de rápida execução e realizado de maneira sincronizada com os batimentos cardíacos. Isso permite o detalhamento de pequenas estruturas, como as coronárias”, complementa um dos médicos responsáveis pelo CDII, Rodrigo Ardenghi. “Com o novo equipamento, a unidade passa a contar com dois tomógrafos, o que contribui para agilizar o atendimento e ampliar a oferta de horários para realização de outros exames, beneficiando os pacientes”, acrescenta.
A ampliação do parque tecnológico e os investimentos em equipamentos de alta tecnologia, aliás, têm sido prioridade no Hospital e materializam um dos princípios que orientam a conduta da instituição: a inovação. Por meio dela é possível promover a construção do conhecimento, o avanço científico e a integração com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que, assim como o Hospital, é mantida pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc). Essa sinergia resulta no desenvolvimento de pesquisas e na formação e aprimoramento de profissionais nas diferentes áreas da saúde, consolidando o papel do HSC como Hospital de Ensino.
LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz terá Residência em Medicina Intensiva
Publicidade
Hospital de ensino
“A implantação do curso de Medicina em Santa Cruz do Sul, por exemplo, potencializou os serviços e a qualidade da saúde no município, atraindo profissionais e trazendo outros médicos especialistas para atuarem pelo SUS na região”, destaca a professora e diretora de ensino e pesquisa do HSC, Giana Diesel Sebastiany. “Essa conquista foi fundamental para que a instituição se tornasse um hospital de ensino, vindo a oferecer posteriormente cinco residências médicas e o programa de residência multiprofissional em saúde, qualificando ainda mais os serviços”, acrescenta.
E qual o tamanho do impacto que a implantação do curso de Medicina trouxe para a região? Conforme Giana, que abordou o tema em sua tese de doutorado, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde contava com 83 clínicos-gerais credenciados para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2007, quando o curso dava seus primeiros passos. Em 2014, esse número já era de 255 médicos.
LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz alerta para tentativas de golpe contra pacientes e familiares
Publicidade
Parte da formação desses profissionais ocorre na Unidade Ambulatorial Acadêmica do Hospital, que dispõe de todos os recursos e infraestrutura necessários para os alunos e professores do curso de Medicina da Unisc. O espaço conta com um bloco cirúrgico ambulatorial que foi revitalizado e ampliado em 2022, permitindo a realização de procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade. Sua estrutura conta com equipamentos anestésicos e cirúrgicos de qualidade para atender pacientes que não requeiram pernoite hospitalar, liberando mais leitos para internação de pacientes que necessitem realizar cirurgias mais complexas.
Esses procedimentos mais complexos, em especial das áreas de traumatologia e cardiovascular, são realizados no Centro Cirúrgico do Hospital, que também está em processo de ampliação e revitalização assim como o Centro de Materiais Esterilizados (CME). O objetivo da reestruturação desses espaços, segundo o diretor-geral, Vilmar Thomé, é qualificar ainda mais a estrutura e promover o aumento de procedimentos cirúrgicos no Hospital, possibilitando a redução das filas de espera do SUS, bem como a qualificação da assistência com maior resolutividade.
LEIA TAMBÉM: Obras de ampliação do PA do Hospital Santa Cruz vão ficar prontas em seis meses
Publicidade
Com uma média anual de 11.300 procedimentos, o Centro Cirúrgico é a área de maior demanda de materiais para processamento no CME, unidade de apoio técnico responsável por descontaminar, preparar e esterilizar todos os materiais de uso assistencial nas diversas unidades do hospital. “A construção de um novo prédio, prevista para se iniciar neste ano, ampliará o número de salas cirúrgicas e leitos de recuperação, com ambientes devidamente equipados, possibilitando um incremento estimado de até 15% da capacidade de procedimentos cirúrgicos. Isso representa aproximadamente 1.700 cirurgias a mais por ano”, estima Thomé.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!