José Augusto Borowsky

História de leão-baio em Sinimbu repercute nas redes sociais

A coluna Memória, dessa segunda-feira, 15, na Gazeta do Sul, contou a história da compra de um leão-baio pelo empresário Ernesto Hennig, de Sinimbu. Ele apreciava animais e possuía um minizoológico em sua chácara. O animal havia sido apanhado em Santa Catarina e acabou na posse da Cooperativa de Serradores de Pinho de Boqueirão, que na época era distrito de Lajeado. Em 1943, a entidade ofereceu o animal a Hennig, que fez a aquisição.

A coluna foi parar nas redes sociais e recebeu vários comentários. Um leitor, inclusive, questionou se o nome Boqueirão do Leão não teria surgido em função da chegada da fera, pois a localidade, no passado, era conhecida apenas por Boqueirão.

LEIA MAIS: Leão-baio em minizoológico particular chamava a atenção em Sinimbu

Publicidade

O engenheiro civil Clovis Krummenauer também leu e encaminhou ao editor da coluna Memória, o jornalista José Augusto Borowsky, uma bela e histórica foto da diretoria da cooperativa na época da venda do leão. Chama a atenção que a sede da entidade, e outras casas próximas,  foram edificadas com madeira de pinho, cuja produção era o principal negócio da sociedade de madereiros. 

Na próxima segunda-feira, com a colaboração do leitor Fernando Hennig, a coluna vai contar um pouco da história de Ernesto Hennig, o dono do leão.

LEIA MAIS TEXTOS DE ZÉ BOROWSKY

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.