Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ATRAÇÃO

História de Lampião e Maria Bonita encanta os moradores de Rio Pardinho

Com um formato dinâmico e criativo, apresentação foi conduzida pelo grupo Mosaico Cultural e reuniu os participantes de projetos | Foto: Vinícius Correa/Divulgação

A comunidade de Rio Pardinho, no interior de Santa Cruz do Sul, foi presenteada com um momento cultural na manhã do último sábado, 14. O público teve a oportunidade de assistir ao espetáculo Lampião e Maria Bonita no teatro do Centro Integrado Entre Gerações (Cieg), no qual bonecos tomaram vida e encantaram os espectadores com uma história de amor e guerra. O público se divertiu com aventuras, batalhas, milagres e muita coragem, representados pelo grupo Mosaico Cultural em criação que já foi apresentada em todo o Brasil, além de países como França, Espanha e Portugal.

A dramaturgia faz um recorte ficcional da vida dos icônicos cangaceiros Lampião e Maria Bonita ao narrar o encontro, o casamento, a luta e o desfecho trágico dos personagens. A originalidade da encenação surpreende ao transmutar atores-manipuladores nos seus próprios bonecos e vice-versa. A montagem teve inspiração no mamulengo, cordel, xilogravura, musicalidade e brincadeiras do imaginário nordestino, porém com improvisos cômicos e menções à cultura e festividades de Santa Cruz do Sul.

LEIA TAMBÉM: Competição de cubo mágico desafia estudantes de Santa Cruz; confira o resultado

Publicidade

O espetáculo foi uma promoção do Projeto Rio Pardinho, que é patrocinado pela Universal Leaf Tabacos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com produção do Cieg e Skené Projetos Culturais, a programação contou com o apoio da prefeitura de Santa Cruz do Sul e a realização do Ministério da Cultura. Além da programação cultural, os representantes da comunidade e as crianças e adolescentes do Cieg com suas famílias foram recepcionados com lanche.

Bruna Back: um momento de fantasia | Foto: Vinícius Correa

Na plateia estava Bruna Back, de 15 anos, frequentadora do Cieg desde os 4 anos. Para ela, os espetáculos teatrais levados a Rio Pardinho representam um mundo de fantasia. “As histórias são diferentes da realidade, trazendo outras visões do mundo”, disse. 

LEIA TAMBÉM: Programa destaca reflexões sobre o universo feminino

Publicidade

Entre os presentes também estavam a gerente de Assuntos Corporativos e Regulatórios da Universal Leaf, Miqueline Maske; a gestora dos projetos do Programa Universal Leaf Cidadão, Louise Kamphorst; a presidente do Ceeg, Suzane Waechter Tolotti, e líderes da comunidade.

Atividades do Cieg

O Centro Integrado Entre Gerações (Cieg) atende 60 crianças e adolescentes no contraturno escolar, em três dias por semana, com oficinas de Dança Folclórica Gaúcha, Música, Artes Digitais e Artes Cênicas, além dos projetos Pirâmide Alimentar (com oferecimento de café da manhã, almoço e lanche), Craques da Bola (da Prefeitura de Santa Cruz do Sul) e Celebrar (patrocinado pelo Charrua Hotel).

LEIA TAMBÉM: CTG Tropeiro Velho busca a reconstrução em Sinimbu

Publicidade

Também há celebrações em datas festivas, passeios e participação em eventos da comunidade. As ações têm o objetivo de prevenir o trabalho infantil e fortalecer a cidadania de crianças e adolescentes do meio rural.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.