Cultura e Lazer

História da biblioteca pública de Candelária vira livro

O segundo livro escrito pela professora e biblioteconomista Lucia Hilda Gewehr Steil, lançado recentemente pela editora Oikos, conta a história da criação da biblioteca pública municipal de Candelária e as ações de incentivo à leitura no município. A obra Janelas Abertas – Uma biblioteca na história de Candelária apresenta textos, fotos e documentos históricos desde 1957.

A publicação começa relatando a lei de criação da biblioteca em 1957 e traz fotografias da inauguração do espaço em 1959. Também destaca os cinco anos em que Lúcia trabalhou no local, quando foram realizadas as duas primeiras feiras do livro do município, primeiros encontros de escritores e a criação do centro de leitura no presídio estadual.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: com a magia do Natal, último desfile temático da Christkindfest lota Marechal Floriano

Publicidade

A obra relata com detalhes a implantação de bibliotecas na rede de ensino. A escritora destaca o processo para formar bibliotecas nas 70 escolas existentes na época em Candelária, com a capacitação dos professores. Também conta detalhes do programa de rádio Recreio, que tinha milhares de crianças, adolescentes e adultos ouvintes, os quais acompanhavam e interagiam.

Desde o lançamento da publicação, Lúcia visitou algumas pessoas e entidades que fizeram parte desse processo histórico para levar um exemplar. No dia 9 de dezembro, ela esteve na Câmara repassando o livro para o vereador Celso Gehres (Progressistas) e deixou um exemplar no Poder Legislativo. Para quem quiser adquirir a obra, ela pode ser comprada na Clip, Supermercado Imec e Supermercado Wollmann.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.