ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Hidroponia garante boa produção de verduras; saiba como funciona

Produtora Dionéia Helena Rabuske conta que nunca havia plantado usando o método

No verão, a estiagem. No inverno, a geada. São variados os problemas que os agricultores enfrentam durante o ano. Contudo, uma tendência que vem para ficar é a hidroponia, método de cultivo de plantas que utiliza soluções de nutrientes minerais em água, sem o uso de solo, e pode ser mais resistente a situações como seca ou geada. Em Rio Pardinho, há um ano, uma empresa do setor hortigranjeiro vem tendo uma boa experiência com essa forma de produzir.

LEIA MAIS: Estiagem: dificuldades e alternativas

Publicidade

A estufa onde a empresária Dionéia Helena Rabuske produz verduras como alface, rúcula, agrião e tempero verde fica na propriedade de Ricardo Firpo Freire. “Fizemos uma parceria e agora cuidamos do espaço. Vendemos para mercados e restaurantes”, explica. Dionéia conta que iniciar a produção foi diferente, pois estava acostumada a plantar tabaco e ainda não havia cultivado verduras com o uso da hidroponia. “Foi fácil aprender o manuseio, a semeadura. Para nós o desafio maior é se vem algum fungo. Pedimos também ajuda à Emater, que nos assessora para sempre mantermos a produção.” 

Publicidade

No local, a água usada é reaproveitada da chuva. “Ela fica nas caixas, vem e volta para a estrutura, está sempre num circuito, não vai embora. A gente só repõe o que a planta absorve”, conta. No entorno da estufa, rosas foram plantadas para afastar os insetos das verduras. “Nossa produção é toda sem veneno, orgânica.”

LEIA MAIS: Chega a 14 o número de municípios da região que já decretaram situação de emergência

Publicidade

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura, colaborou com terraplenagem e arruamento. “Essa é uma tendência. Na seca, ou com muita chuva, ou com geada, é um método que no ano todo pode ter a mesma produção”, acrescenta o secretário Hardi Lúcio Panke. Mais uma estufa está sendo instalada no local, devido à alta demanda. “Tem muita procura e não estou conseguindo atender todos”, completa Dionéia.

Publicidade

Plantação de rosas no entorno da estufa de cultivo de verduras ajuda a afastar insetos | Foto: Alencar da Rosa

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta