Cerca de cem alunos que participam do projeto Maturidade Ativa, mantido pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, aproveitam neste verão a oportunidade de manter a atividade física em dia. Graças à parceria com o Tênis Clube Santa Cruz, que cedeu a piscina para a iniciativa da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, o grupo não fica desassistido no recesso entre o fim de um ano e o início de outro.
Esta é a segunda edição do projeto, que ocorreu também no ano anterior com grande sucesso entre os alunos, conforme a professora Luciana Maffini. Ela comanda as aulas de hidroginástica em conjunto com estagiários do Departamento de Esportes da Prefeitura. “Foi uma ideia do professor Fernando Vilela, de se manter o projeto nas férias. Chegava nesse período do ano e geralmente os grupos acabavam dando uma parada, pois o pessoal viajava. Colocamos a iniciativa em prática e houve grande adesão, até porque muitos ficam na cidade e não queriam permanecer parados quase três meses, de dezembro até o fim de fevereiro”, conta Luciana.
LEIA TAMBÉM: Encontro debate estimulação cognitiva voltada à terceira idade
Publicidade
Além da atividade física, a hidroginástica contribui para o fortalecimento muscular e também melhora muito o condicionamento. “Existe essa socialização, na aula eles brincam e sorriem o tempo todo. E é bom manter o condicionamento, para não perderem nesse momento de férias”, complementa a educadora física.
Os participantes atestam os benefícios do exercício na piscina do Tênis Clube. A aluna Eva Machado Welch, de 58 anos, conta que notou uma série de melhorias após iniciar a hidroginástica. “É muito bom, alivia as dores musculares. As cãibras nas pernas, não tenho mais. Durmo melhor e tenho vontade de estar aqui. É uma bênção para nós, tomara que continue nos próximos anos.”
LEIA TAMBÉM: Integrantes do Reativar e do Maturidade Esportiva aprendem sobre envelhecimento saudável
Publicidade
Rejane Soder, de 62 anos, também aproveita as vantagens de manter a atividade física em dia por meio da iniciativa da secretaria municipal. Ela fraturou o joelho em um acidente doméstico há alguns anos e destaca que a hidroginástica auxilia na recuperação. “Eu só caminhava uns 300 metros, agora consigo bem mais, cerca de um quilômetro. E a aula é muito divertida”, disse Rejane ao contar a experiência após a aula na manhã dessa quinta-feira.
As aulas começaram no dia 20 de dezembro, com duas turmas de 50 alunos nos horários entre 9 e 11 horas, nas terças e quintas-feiras. Durante o ano, o Maturidade Ativa ocorre em diversos núcleos, no Centro e nos bairros de Santa Cruz do Sul, envolvendo cerca de 600 participantes.
LEIA TAMBÉM: Mudanças no cruzamento da João Pessoa com a Oscar Jost vão melhorar a fluidez do trânsito
Publicidade
O projeto é destinado a pessoas com 60 anos ou mais, mas adultos de outras faixas etárias podem se informar sobre como participar das atividades. As inscrições para as ações do Maturidade Ativa durante o ano ocorrem no Departamento de Esportes da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, junto ao Ginásio Poliesportivo Arno Frantz, pelo telefone (51) 3715-1895.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.