Geral

Hérnia de disco foi a principal causa de afastamento do trabalho no Brasil em 2023

Uma das alterações degenerativas mais frequentes na população, a hérnia de disco é considerada problema de saúde mundial e pode gerar incapacidade, caso não seja tratada. Segundo o Ministério da Previdência Social, a hérnia de disco e a dor lombar foram as principais causas de afastamento do trabalho no Brasil em 2023.

Quando se utiliza o termo hérnia de disco, é referente ao rompimento da estrutura responsável por ser um amortecedor entre as vértebras da coluna, explica a fisioterapeuta Daniela Schaefer Moraes. Com isso, um líquido semelhante a um gel extravasa, ocupando o canal vertebral, espaço limitado por onde passam os nervos da coluna, gerando compressão neurológica e dor. Entre os fatores que predispõem a desidratação do disco intervertebral e causam a hérnia estão a hereditariedade e a degeneração natural dos discos. Alguns hábitos presentes no dia a dia, como sedentarismo, tabagismo e obesidade também podem comprometer a estrutura.

LEIA TAMBÉM: Saúde bucal é importante para manter o corpo saudável

Publicidade

A hérnia de disco pode ocorrer em diferentes partes da coluna. A cervical, por exemplo, produz sintomas como dores de cabeça, formigamento dos dedos das mãos e perda de força. A torácica, que afeta a região medial das costas, pode gerar dor no meio das costas, dores no peito e problemas respiratórios. A lombar, localizada na região inferior das costas, provoca dor no trajeto ciático, formigamento nas pernas e pés, perda de força, dores ao sentar ou ficar em pé por muito tempo.

“A boa notícia é que, segundo um estudo publicado em 2020 na revista Spine, cerca de 97% das hérnias de disco não necessitam de cirurgia”, relata. A maioria reabsorve sozinha, em um período que pode variar de três meses a um ano. Atualmente, aliás, pode ser tratada com grande resultabilidade, através da terapia manual associada a exercícios específicos, que são passados por fisioterapeutas após testes feitos com cada paciente. Outra forma de tratar são as terapias mecânicas que são capazes de gerar reidratação discal e, dessa forma, fazem a reabsorção da hérnia.

LEIA TAMBÉM: Aos 91 anos, morre Ziraldo, criador de “O Menino Maluquinho”

Publicidade

Os estudos apontam que cerca de 80% da população já sofreu ou sofrerá com esses problemas, por isso o ideal sempre é a prevenção. Algumas dicas para preservar a saúde da coluna são exercícios físicos regulares, manter o ambiente de trabalho e doméstico de forma ergonômica, manter o peso saudável através de uma dieta equilibrada e evitar o tabagismo. No entanto, essas dicas não substituem o aconselhamento do seu médico ou fisioterapeuta de confiança.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.