Santa Cruz do Sul

Hemovida segue fechado e sem previsão reabertura

Nessa segunda-feira, 25, foi celebrado em todo o Brasil o Dia Nacional do Doador de Sangue. Em Santa Cruz do Sul, contudo, não há o que se comemorar. Isso porque o banco de sangue Hemovida, o único do município, está com as portas fechadas desde maio deste ano e segue sem previsão de reabertura. Ainda que a matriz da unidade, Novo Hamburgo, garanta que as demandas estejam sendo supridas normalmente, os doadores locais precisam encontrar alternativas para colaborar.

LEIA TAMBÉM: Parque de Inovação recebe o 2º Gauten Summit nesta terça-feira

No dia 22 de maio, em decorrência das enchentes que afetaram a pista e os terminais, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, fechou para pousos e decolagens. Em razão disso, o Hemovida suspendeu as coletas de sangue em Santa Cruz devido às dificuldades logísticas para enviar as amostras a São Paulo, onde são feitos os testes que indicam se o material pode ser liberado para uso nos hospitais. Desde então, a situação permanece a mesma e não há previsão de quando será normalizada.

Publicidade

Em nota, o Hemovida informou que está reorganizando a sua estrutura física e modelo de operação. Em decorrência disso, as coletas seguirão temporariamente suspensas. A empresa garantiu, porém, que a demanda está sendo suprida com bolsas de sangue encaminhadas de Novo Hamburgo.

Anteriormente, Douglas Fitarelli, diretor da matriz, já havia observado a tendência de redução dos os pontos de coleta. Ainda conforme o texto, qualquer atualização relevante sobre o serviço será divulgada na imprensa.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz tem regiões com risco médio de infestação do mosquito da dengue; veja

Publicidade

Procurado pela Gazeta do Sul, o HSC informou que apenas cede o espaço e as questões operacionais devem ser tratadas somente com o Hemovida. Diante da indisponibilidade do serviço na cidade, quem tinha o hábito de doar sangue precisou buscar alternativas. A mais próxima é o Vital Banco de Sangue, de Venâncio Aires.

A direção da instituição confirmou que recebe santa-cruzenses para coletas, tanto daqueles que desejam doar para alguma pessoa específica como dos que querem apenas manter a periodicidade das doações.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.