O banco de sangue Hemovida, que funciona junto ao Hospital Santa Cruz, alerta para a necessidade de doações de sangue do tipo O negativo. No momento, é o que está com demanda maior para transfusões. Para os demais tipos negativos, como A-, B- e AB-, também se pede doações da comunidade.
Conforme o enfermeiro responsável técnico, Leandro Porto, o tipo O negativo é o com maior demanda. “Temos pacientes precisando deste tipo sanguíneo, mas, muitas vezes, os doadores que vêm ao Hemovida não são O negativo; a grande maioria é positivo. Por isso, é o que mais precisamos agora”, alerta.
LEIA TAMBÉM: Campanhas do Hemovida têm boa colaboração da comunidade santa-cruzense
Publicidade
O enfermeiro ressalta que o estoque conta com boas doações para os tipos positivos ( A+, B+, AB+ e O+), e, portanto, não há tanta necessidade neste momento. “Estamos com um amplo estoque, e estamos colocando algumas bolsas na Agência Transfusional do Hospital Ana Nery, para não estragarem.” O motivo pela queda de estoque do sangue O negativo, segundo Porto, ocorre em virtude da alta na necessidade de transfusões em pacientes que precisam deste tipo sanguíneo. “Quando o paciente precisa do tipo A negativo, e não tem, fazemos transfusão com o O negativo, por ele ser doador universal.”
Requisitos:
LEIA TAMBÉM: A prática esportiva que proporciona mais qualidade de vida
Publicidade
Importante:
O que impede de doar:
LEIA TAMBÉM: Saúde emocional é tema da primeira ação do Agosto Lilás; confira a programação completa
Publicidade
Atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13 horas, e no primeiro sábado do mês, das 7h30 ao meio-dia. Para mais informações, ligue para (51) 3056 2103.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.