ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Hemovida busca doadores de sangue tipos O positivo e negativo

O banco de sangue Hemovida de Santa Cruz do Sul está fazendo um chamado para a comunidade. O local, junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), está com estoque baixo, principalmente dos tipo sanguíneos O positivo e O negativo. Entretanto, pessoas com todos os tipos sanguíneos podem realizar doações. “Precisamos bastante dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo, estamos com um estoque baixíssimo desse dois hemocomponentes. Esperamos que vá se restabelecendo, mas tem havido uma demanda alta. Várias transfusões têm gerado essa baixa, o estoque vai muito rápido”, relata o enfermeiro do Hemovida, Cezar Rodrigo Priebe.

Para doar, é necessário estar com boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documento de identificação com foto. A recomendação é fazer um lanche leve antes da doação e evitar o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes. O intervalo entre as doações é de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres. Não podem realizar a doação pessoas que fizeram vacinação recentemente para sarampo ou febre amarela, por exemplo, possuem piercing na cavidade oral ou genital e que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou piercing nos últimos 12 meses. Também é vetada a doação quando a pessoa teve sintomas gripais ou diarreia nos últimos 15 dias. Grávidas, lactantes e pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade também não podem doar.

Publicidade

LEIA MAIS: Hemovida registra queda de 20% nas doações de sangue em Santa Cruz

Publicidade

De acordo com Priebe, a diminuição das doações se deve principalmente a dois fatores. “No começo do ano teve a questão da Covid-19 e, como houve mais casos aqui em Santa Cruz, isso refletiu na diminuição dos doadores. Também tem a questão das férias e viagens, isso tudo impacta no número de doações.” O Hemovida é responsável pelo fornecimento de hemocomponentes, como plaquetas, plasma e hemácias, para hospitais da região. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira das 7h30 às 13 horas e, no primeiro sábado de cada mês, das 7h30 ao meio-dia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3056 2103.

Quem teve Covid pode doar?

Conforme o enfermeiro do Hemovida, o banco de sangue segue a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em relação a casos de Covid-19 e imunização. Quem recebeu a vacina contra a doença pode fazer a doação de sangue após sete dias. Para quem teve a doença, é preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para doar.

Publicidade

Caso alguém realize a doação e em alguns dias teste positivo, o banco deve ser informado, ainda que não existam evidências de que o vírus seja transmitido pelo sangue. As medidas de prevenção ao coronavírus no espaço incluem distanciamento, uso de máscara e álcool gel. A testagem no local não inclui a Covid. Os testes realizados nas amostras continuam sendo os mesmos: para HIV, sífilis, doença de chagas, hepatites B e C e anti-htlvI/II.

Publicidade

LEIA MAIS: Hemovida apela para que as pessoas doem sangue

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta