ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Helena se vacina contra a Covid-19 e projeta chegada de novas doses

Prefeita de Santa Cruz aguardava a vacinação na fila, na manhã desta sexta-feira

Segurando a senha 203 na fila da vacinação contra a Covid-19 em Santa Cruz do Sul, ela poderia se misturar facilmente aos demais que aguardavam a tão esperada imunização, não fosse um detalhe: o rosto é conhecido mesmo de dentro do carro e de máscara. Na manhã desta sexta-feira, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany – aos 73 anos, completados em janeiro – recebeu a primeira dose da vacina que protege contra o novo coronavírus.

Gente como a gente, ela chegou a errar a entrada no Parque da Oktoberfest, entrando no meio da fila, e se recusou a passar à frente dos demais santa-cruzenses que aguardavam no local. “Eu fui na fila na Oktober e digo que a gente tem que entender quem entra na fila [no ponto] errado. Porque até a prefeita entrou na fila achando que era ali [o fim]. Alguém me avisou que a fila estava na 28 de outubro, mas que eu poderia ficar ali. E eu disse: não vou furar a fila de jeito nenhum”, contou, à Rádio Gazeta.

Publicidade

LEIA MAIS: Fila do drive-thru ultrapassa 2 km; veja informações sobre os locais de vacinação

Publicidade


Já na fila do Parque da Gruta, onde recebeu a senha para a vacinação, a prefeita conversou com conhecidos e com a população. “Graças a Deus temos bastante gente de 70 anos ou mais [em Santa Cruz]. Nossa qualidade de vida aqui é boa, nosso pessoal vive bastante. Encontrei minhas colegas do banco aqui, minhas amigas. Conversei bastante, já recebi algumas demandas aqui na fila.”

Pouco antes de chegar sua vez, Helena ainda tranquilizou as pessoas que acabaram ficando sem lugar na fila, já que eram apenas 400 doses disponíveis na Gruta. “Para quem não conseguir se vacinar hoje (sexta-feira), em breve tem mais um lote de vacinas, então não fique chateado. Eu espero que pelo menos para as pessoas da faixa prioritária não vai demorar muito”, destacou.

Publicidade

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou, logo depois, que o Ministério da Saúde confirmou o envio de novas doses, que devem permitir a retomada da campanha na próxima semana. Não haverá aplicação de vacinas ao longo do fim de semana e a previsão é de que as doses cheguem na semana que vem.

Publicidade

LEIA MAIS: Pessoas com 70 anos ou mais podem se vacinar a partir desta sexta-feira


Ao lado do marido e secretário de Obras e Infraestrutura, Edmar Hermany, a prefeita contou que irá enviar ainda nesta sexta-feira um documento, chamado por ela de “lei das vacinas”, à Frente Nacional do Prefeitos. “Tudo que for possível fazer para a gente conseguir adquirir mais vacinas. A gente está atento.”

Publicidade

Neste fim de semana, segundo Helena, não haverá lockdown em Santa Cruz do Sul, mas as forças de segurança devem ser mobilizadas para fiscalização e multas. “Vamos fazer um movimento grande, com todas as forças de segurança pública, tanto municipal quanto estadual, porque, infelizmente, nós vamos ter que multar quem está sem máscara. Na semana passada foi feito um grande movimento de conscientização, e muitas pessoas mesmo assim não usam máscara, caminham na rua sem máscara, então vamos ter que tomar uma atitude mais forte”, disse a prefeita.

Publicidade

Helena e o esposo, Edmar, seguravam as senhas na fila nesta manhã: números 202 e 203 para a vacinação | Foto: Rafaelly Machado


“Ontem (quinta-feira) eu fiquei muito preocupada com [o registro de] dez óbitos. Como gestora pública, tenho que tomar uma atitude. Então a próxima atitude vai ser colocar mais ênfase na fiscalização, na multa, para ver se as pessoas vão se conscientizar na marra”, declarou.

“Falei na semana passada que não é um decreto que faz as pessoas tomarem consciência, mas sim o caráter, a personalidade, a empatia com o próximo. Então infelizmente teremos que tomar uma decisão mais dura, porque não podemos deixar o vírus circular. Como eu sempre digo, o vírus anda de avião a jato e a vacina infelizmente está demorando para vir, num movimento lento demais.”

Publicidade
Publicidade

© 2021 Gazeta