O velório do bispo emérito de Santa Cruz do Sul, Dom Sinésio Bohn, movimenta o Centro da cidade nesta sexta-feira, 10. Os atos fúnebres estão acontecendo desde as 9 horas, na Catedral São João Batista. A morte do religioso ocorreu na noite dessa quinta-feira, 9, devido a complicações causadas por uma pneumonia. No fim da manhã, uma comitiva liderada pela prefeita Helena Hermany aproveitou o momento para se despedir de Dom Sinésio. Ela estava acompanhada pelo filho, vereador Henrique Hermany (Progressistas), e pelo senador Luis Carlos Heinze (Progressistas).
Assim que soube da morte do bispo emérito, Helena se manifestou nas redes sociais – assim como outras personalidades de Santa Cruz e região. A Prefeitura de Santa Cruz decretou luto oficial de três dias pela morte de Dom Sinésio. “Estamos bastante tristes. Ele era um ser humano extraordinário, uma pessoa conciliadora. Não havia ninguém que não o quisesse muito bem”, lamentou a prefeita, em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM.
LEIA MAIS: VÍDEO: “Estamos todos chocados e entristecidos”, relata Dom Aloísio Alberto Dilli
Publicidade
Dom Sinésio faleceu na Casa Amparo Fraterno, em Linha Santa Cruz. “Morreu em paz, em casa. Que ele continue nos abençoando, para que a nossa querida Santa Cruz sempre tenha paz, tranquilidade, amor e fraternidade. Ele representava tudo isso”, comentou Helena. A prefeita cumprimentou a família do bispo emérito e toda a família católica, que sofre com a despedida.
Helena relembrou as campanhas eleitorais, quando ia se aconselhar com Dom Sinésio. “A igreja não pode se manifestar, mas ele era uma pessoa que acolhia todos, entendia e escutava. Sempre quis o bem da comunidade santa-cruzense e se preocupava com cada ser humano”, disse. O bispo esteve à frente da Diocese de Santa Cruz durante 24 anos. Aos 75 anos, escreveu a carta de renúncia, aprovada por Bento XVI.
LEIA MAIS: VÍDEO: corpo de Dom Sinésio chega à Catedral; velório é aberto ao público
Publicidade
Familiares de Dom Sinésio já estão em Santa Cruz para o último adeus. Entidades como Unisc, Afubra e Apesc enviaram coroas e representantes ao velório, para homenagear o bispo emérito, considerado um grande conselheiro da comunidade.
Os atos fúnebres continuam até as 15 horas, na Catedral São João Batista. Para esse horário está prevista a missa de corpo presente, que será presidida pelo bispo Dom Aloísio Dilli. Pela manhã, ele falou em coletiva de imprensa sobre o legado deixado por Dom Sinésio. O sepultamento será realizado também na principal igreja de Santa Cruz, logo após a cerimônia religiosa. O túmulo preparado para o bispo emérito falecido foi construído à direita de quem entra na Catedral. À esquerda, está sepultado Dom Alberto Etges, primeiro bispo da Diocese de Santa Cruz, morto em 1996.
LEIA MAIS: Dom Sinésio Bohn deixa legado agregador e de empenho pela cidadania
Publicidade
A morte de Dom Sinésio Bohn já foi comunicada ao vaticano, pois é bispo emérito da Igreja Católica. Outros religiosos do Estado devem comparecer ao velório em Santa Cruz ao longo do dia. A movimentação nas proximidades da Catedral está tranquila e toda a comunidade é convidada a se despedir do religioso.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade