Santa Cruz do Sul

Helena Hermany reforça pedido por rota alternativa na RSC-287 à Eduardo Leite

A prefeita Helena Hermany oficializou ao governador Eduardo Leite, nesta terça-feira, 7, o pedido para que um traçado variante ao atual seja adotado para um trecho da RSC-287, cujas obras de duplicação iniciam em breve. O documento foi entregue durante a reunião-almoço Tá na Hora, da Associação Comercial e Industrial (ACI), onde o chefe do executivo gaúcho foi o painelista.

A proposta, já discutida entre a Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento e a Concessionária Rota de Santa Maria, estabelece novo traçado entre os quilômetros 96 e 98 da rodovia, onde se dá o enlace da RSC-287 com a Estrada Travessa Dona Leopoldina e Linha Áustria.

LEIA MAIS

Com aproximadamente 1,1 mil metros entre os quilômetros 96,6 e 97,7, a variante avança pelo lado esquerdo da via original e contempla uma via marginal, com acesso à Travessa Dona Leopoldina, transferência do trecho primitivo da RSC-287 ao município e interligação da Linha Áustria com a Travessa Dona Leopoldina.

Publicidade

Helena salientou a relevância da incorporação da proposta ao projeto de duplicação, com grande impacto ao plano de mobilidade humana municipal, o Mobiliza Santa Cruz, possibilitando a criação do anel viário que irá interligar as zonas norte e sul da cidade, desde Linha Áustria e Linha Santa Cruz, passando pelas estradas Travessa Dona Leopoldina, João Alves e Bruno Pritsch, e alcançando a Rua Barão do Arroio Grande. “A ligação pela RSC-287 irá conectar as regiões que mais crescem na cidade, com diversos loteamentos residenciais se expandindo para Linha Santa Cruz, Bairro Country e Linha João Alves”, justificou.

LEIA TAMBÉM: Rota de Santa Maria e Prefeitura alinham alterações no projeto de duplicação da RSC-287

A prefeita demonstrou esperança na acolhida do pedido. “Confiamos que teremos mais uma vez o olhar atento do governo de Eduardo Leite para a importância e o impacto que as intervenções que sugerimos trarão em desenvolvimento social e econômico para o Município e região, mantendo também a integração com as comunidades locais, como a de Pinheiral e adjacências. O novo traçado ainda elimina as curvas e reduz os riscos de acidentes”, explicou.

Publicidade

Helena também tratou sobre o projeto de execução da variante com o secretário estadual de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi, presente no evento. O próximo passo é a elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) pela Concessionária Rota de Santa Maria, com previsão de seis meses para a conclusão.

LEIA TAMBÉM: Entenda como serão os primeiros serviços da duplicação da RSC-287

Ainda durante a abertura do evento, o governador manifestou seu reconhecimento pela chefe do executivo santa-cruzense. O presidente da ACI e secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Cesar Antônio Cechinato, destacou que, durante as eleições de 2022, Leite se saiu vitorioso no Vale do Rio Pardo. A citação teve intervenção imediata do governador. “Graças à prefeita Helena”, acrescentou.

Publicidade

Após o evento, o governador e a prefeita, acompanhados pela secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e uma comitiva da área hospitalar, visitaram as obras do novo bloco cirúrgico do Hospital Ana Nery. O empreendimento, que deve ser inaugurado em abril, conta com investimentos da Prefeitura e do Governo do Estado.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.