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Helena Hermany defende traçado alternativo na duplicação da RSC-287

Durante reunião com Grupo Sacyr, prefeita discutiu a necessidade de algumas alterações no projeto original de duplicação da rodovia | Foto: Daniel Silveira/Divulgação

Criar um grande anel viário conectando as regiões que mais crescem na cidade é uma prioridade da gestão da prefeita Helena Hermany. E o traçado alternativo foi um dos principais assuntos debatidos em reunião realizada nessa quarta-feira, 17, com representantes da Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, com foco na adoção de alterações ao projeto de duplicação da RSC-287.

Uma das solicitações da Prefeitura compreende o trecho entre os quilômetros 96 e 98 da rodovia, onde a 287 se conecta com a Estrada Travessa Dona Leopoldina e Linha Áustria. Nesse perímetro, estuda-se a viabilidade da construção de uma variante ao traçado atual, menos sinuosa e com uma elevada, de modo a garantir mais segurança aos deslocamentos.

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A mudança vai permitir a conexão dessas localidades – incluindo as de Linha Santa Cruz e João Alves – com a Zona Sul e o Distrito Industrial da cidade, por meio de vias como a recém-inaugurada Estrada Bruno Pritsch, facilitando e agilizando o trânsito para os moradores.

De acordo com a prefeita, a adoção da variante traria um grande ganho à comunidade santa-cruzense e segurança a todos que trafegarem pela pista. “Aquelas regiões estão se tornando cada vez mais populosas com o surgimento de novos loteamentos. As curvas do traçado atual são um risco permanente. O novo traçado trará um enorme ganho em mobilidade urbana para a cidade, formando um importante anel viário, e contribuirá para a redução de acidentes. A população também ganhará tempo nos deslocamentos, podendo curtir mais momentos com suas famílias e amigos”, salientou.

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Conforme o diretor da Concessionária Rota de Santa Maria, Leandro Conterato, é importante que a Prefeitura reforce perante o governo do Estado que o pleito tem importância estratégica para o município. Ele frisou que um estudo está sendo realizado para avaliação da viabilidade do traçado alternativo. O levantamento deve ficar pronto até o fim de abril, apresentando também o custo e os benefícios a longo prazo da proposta.

Outra mudança pleiteada é a modificação da ligação da localidade de Linha Pinheiral e adjacências com a rodovia. De acordo com Conterato, está sendo estudada a criação de um dispositivo de conexão à estrada, próximo à entrada da Travessa Rabuske. A gerente de Comunicação da Concessionária Rota de Santa Maria, Cassiane Kersting, também acompanhou o encontro.

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