Santa Cruz do Sul

Helena Hermany decreta estado de calamidade e luto oficial em Santa Cruz

A prefeita Helena Hermany decretou luto oficial de três dias, a partir desta quinta-feira, 2. No documento, a chefe do Executivo elenca vários motivos para a medida, em especial, pelas perdas humanas, sendo constatadas pelo menos três mortes no município. Por conta disso, inclusive, a prefeita determinou que as bandeiras da sede da prefeitura, na Praça da Bandeira, fiquem posicionadas em meio mastro, reforçando a solidariedade aos familiares das vítimas.

LEIA TAMBÉM: Em ação coordenada pela Prefeitura, voluntários reconstroem cabeceira da ponte da ERS-409

Helena lamenta ainda as perdas ambientais, materiais, prejuízos econômicos e sociais. Ao mesmo tempo, enobrece a postura da comunidade santa-cruzense, que está demonstrando um espírito solidário para com as famílias atingidas, através de doações de materiais e pelo tempo dedicado a ajudar na reconstrução das vidas dos moradores afetados pelas cheias.

Publicidade

Estado de calamidade

Diante dos incalculáveis prejuízos causados pelas enxurradas, a prefeita Helena Hermany assinou nesta quinta-feira, 2, o decreto que declara Estado de Calamidade Pública em Santa Cruz do Sul. Na justificativa, a prefeita elencou uma série de motivos para tomar essa medida.

Dentre os fatores elencados estão a presença de pessoas desabrigadas e desalojadas e o resgate de moradores de várias regiões do município. Para isso, teve que dispor de toda a estrutura da administração municipal para agilizar ações de respostas imediatas, em especial, para salvar vidas. O documento reitera ainda os prejuízos econômicos e sociais, decorrentes das intempéries.

LEIA TAMBÉM: Trecho entre os bairros Harmonia e Bom Jesus está interrompido na BR-471

Publicidade

Através da busca do reconhecimento federal, pelo decreto, a população atingida poderá ser beneficiada, seja por novos incentivos agrícolas, no caso dos moradores do interior do município, e por outros projetos que possam contribuir para que as famílias atingidas possam reconstruir suas vidas, como a liberação do FGTS.

A Câmara de Vereadores terá sessão extraordinária nesta sexta-feira, 3, às 9 horas, para deliberar sobre o decreto.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.