Colunistas

Helena Hermany: cuidar da natureza é cuidar da vida!

A Semana Municipal do Meio Ambiente, que se encerrou neste sábado, sempre é um momento oportuno para refletirmos sobre nossas ações e o nosso impacto no planeta. A edição deste ano, que teve como tema principal “Abrace o Rio Pardinho”, foi muito bem organizada pelo poder público, Instituto Lixo Zero e ACI, com a parceria de várias entidades, associações e empresas comprometidas com um futuro melhor para Santa Cruz do Sul.

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul tem se empenhado em fortalecer nossas políticas ambientais e buscar soluções sustentáveis. No último dia 26 de maio, celebramos o 30º aniversário da delimitação do Cinturão Verde. Esse evento, promovido pelo Conselho Municipal de Gestão Socioambiental, foi um marco importante em nossa jornada ambiental. Em meu discurso, destaquei a necessidade de analisarmos com ainda mais atenção todas as solicitações de construção de loteamentos e de implementarmos o estudo prévio de impacto de vizinhança, previsto no Plano Diretor, para futuros empreendimentos.

O Movimento pelo Cinturão Verde, instituído em 19 de janeiro deste ano, é uma demonstração concreta de nosso compromisso com a proteção ambiental. Durante a comemoração no Parque da Gruta, meu colega e sempre prefeito José Alberto Wenzel, hoje presidente do Conselho Municipal de Gestão Socioambiental, enfatizou a importância de preservarmos o que ainda resta de nosso Cinturão Verde, mesmo diante dos desafios das áreas desmatadas e dos 752 lotes que o compõem.

Publicidade

A Administração Municipal está comprometida com a implementação de políticas que promovam o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental. Estamos ouvindo a comunidade e trabalhando em conjunto para encontrar soluções que respeitem inclusive os anos de esforços dos proprietários preservacionistas. A criação do Conselho Municipal de Gestão Socioambiental é um passo importante nesse sentido, proporcionando um espaço qualificado para discussão e ação em prol do meio ambiente, incluindo debates sobre o Rio Pardinho, Várzea, Túnel Verde, entre tantos outros.

Como prefeita, tenho a responsabilidade de liderar pelo exemplo e de tomar decisões que possam, por vezes, parecer difíceis, mas são necessárias para assegurar um futuro sustentável. Acredito firmemente que ainda há tempo para fazermos a diferença e que, juntos, podemos construir uma cidade mais resiliente e comprometida com a preservação ambiental.

É tempo de reafirmar o meu compromisso com a causa socioambiental e com a proteção de todas as formas de vida em nossa cidade. Vamos continuar trabalhando juntos, com coragem e determinação, para que Santa Cruz do Sul seja um exemplo de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente.

Publicidade

Helena Hermany, prefeita de Santa Cruz do Sul

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.