Política

Helena confirma apoio a Leite a seis dias do segundo turno

Confirmando as expectativas, a prefeita Helena Hermany (PP) anunciou nesta segunda-feira, 24, a seis dias do segundo turno, apoio à reeleição de Eduardo Leite (PSDB) para governador. O anúncio ocorreu em um ato em Porto Alegre, do qual também participaram outros prefeitos da região.

A posição de Helena gerava expectativa no meio político local. No primeiro turno, Helena apoiou Luis Carlos Heinze (PP), mas teve uma presença discreta na campanha. Na semana passada, declarou voto em Jair Bolsonaro (PL) para presidente, mas manteve o mistério sobre a disputa estadual.

LEIA TAMBÉM: Leite cresce e embaralha disputa com Onyx no Estado

Publicidade

O PP alinhou-se formalmente a Onyx Lorenzoni (PL), mas algumas alas vêm optando por Leite. É o caso dos deputados estaduais Frederico Antunes e Silvana Covatti, por exemplo. Helena já vinha dando sinais de sua preferência desde que recebeu o tucano no primeiro fim de semana de Oktoberfest. Embora a promessa fosse de uma recepção de caráter institucional, a sintonia entre os dois ficou visível.

Um dos fatores que influenciaram na decisão de Helena foi o fato de Onyx ter a família Moraes, adversária histórica do PP, como principal cabo eleitoral na região. Os progressistas também se ressentem da posição tomada em 2018 pelo então prefeito Telmo Kirst, que se negou a receber Leite, embora o partido estivesse na coligação, e ofereceu apoio a José Ivo Sartori (MDB).

LEIA TAMBÉM: PP e MDB se dividem em apoio na eleição estadual

Publicidade

Helena também levou em conta uma avaliação de que a gestão de Leite trouxe frutos importantes para a região, como a concessão da RSC-287. Também foi no atual governo que o antigo pleito da retomada da área do Daer chegou mais perto de se concretizar – embora isso ainda não tenha ocorrido.

No ato desta segunda-feira, participaram ainda prefeitos de municípios como Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), Rio Pardo, Rogério Monteiro (MDB), Pantano Grande,  Mano Paganotto (PTB), e Lajeado, Marcelo Caumo (PP).

Em seu discurso, Helena alegou ter aguardado a passagem da Oktoberfest para se posicionar para poder receber “todos os que quisessem visitar” e disse que este é o seu primeiro ato oficial após o encerramento de festa. No último fim de semana, estava prevista uma visita de Onyx, mas a agenda acabou cancelada.

Publicidade

Helena também afirmou ter “sentimento de gratidão” por Leite, que afirmou ter realizado um “governo de paz, de harmonia e de soma”. “Ele sempre olhou para santa cruz com olhar de desenvolvimento e também com olhar social”, falou. Além da 287, destacou a permanência e ampliação da UTI pediátrica do Hospital Santa Cruz e a criação do Centro Regional de Referência em Autismo. Leite, por sua vez, descreveu Helena como “uma grande gestora” e se disse “muito honrado” pelo apoio.

Ato também reuniu outros políticos da região | Foto: Divulgação

LEIA MAIS SOBRE ELEIÇÕES 2022

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.