A prefeita Helena Hermany retornou das férias nessa segunda-feira, 24, e como primeira ação contatou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. O motivo é o reforço do pedido para a manutenção do atendimento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica em Santa Cruz do Sul. Elas terão um encontro online ainda nesta semana para tratar do assunto.
“Vou me empenhar pessoalmente nessa questão. A UTI Pediátrica não vai sair de Santa Cruz. Foi uma conquista histórica de toda a comunidade, nossas crianças e famílias merecem essa luta”, diz. Helena adiantou à secretária que fará de tudo para que os atendimentos de crianças de 29 dias a 13 anos continuem sendo feitos no município. “Existe uma decisão política e existem recursos envolvidos, mas acima de tudo são vidas a serem cuidadas e preservadas”, frisa.
LEIA MAIS: Helena reassume Prefeitura com temas polêmicos na pauta
Publicidade
Na última quinta-feira, 20, o governador Eduardo Leite esteve em Venâncio Aires para o lançamento da obra da UTI Pediátrica do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Disse que o assunto do Hospital Santa Cruz (HSC) está com a Secretaria da Saúde, mas reforçou a recomendação de que as UTIs tenham espaço específico, não funcionando de forma mista. Refere-se à resolução 7 de 24 de fevereiro de 2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)/Ministério da Saúde, que prevê: “Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Mista (UTIPm): UTI destinada à assistência a pacientes recém-nascidos e pediátricos numa mesma sala, porém havendo separação física entre os ambientes de UTI Pediátrica e UTI Neonatal”.
LEIA MAIS: Referência regional, UTI Pediátrica em Venâncio Aires deve estar pronta em dez meses
Pela resolução, destaca a assessoria do HSC, seriam necessários outro espaço e outra equipe 24 horas. “E uma nova UTI precisaria passar por todo o processo de credenciamento”, cita. A elaboração de um projeto que possibilite essa separação não é descartada pela prefeita Helena, sobretudo depois de Leite ter adiantado que existem recursos para serem investidos na área. A secretária Arita teria acenado que essa iniciativa seria positiva. O HSC tem trabalhado com a possibilidade de manutenção do atendimento, pelo menos enquanto não há outro referencial na região, o que mudará quando Venâncio Aires inaugurar sua unidade.
Publicidade
LEIA MAIS: Gazeta apoia movimento que pede a manutenção da UTI mista em Santa Cruz
Com a conclusão no HSSM, caso feche a parte pediátrica santa-cruzense, a região ficará com dez leitos neonatais no HSC (hoje são oito neo e dois pediátricos) – porque a estrutura continuará a mesma – e outros dez pediátricos no São Sebastião Mártir.
Na tarde dessa segunda-feira, 24, em entrevista ao comunicador Rosemar Santos, na Rádio Gazeta FM 107,9, o vereador Henrique Hermany (PP) atestou que a intenção da manutenção da UTI Pediátrica em Santa Cruz do Sul não está relacionada à instalação de uma unidade em Venâncio Aires. “Não somos contra projetos em outros municípios, mas não podemos admitir que avanços na saúde regional representem o fechamento de serviços em Santa Cruz”, disse.
Publicidade
Hermany destacou que não há empecilho para a manutenção, mesmo tendo outra unidade na cidade vizinha. Usou como exemplo a existência das UTIs Adulto no HSC, no Ana Nery e nos hospitais de Cachoeira do Sul e de Venâncio Aires. “Nunca se falou que a abertura de um serviço requer o fechamento de outro”, apontou. Reforçou, ainda, a criação de um abaixo-assinado para que a população mostre a importância da manutenção do atendimento no município. A iniciativa de seu gabinete deve ser lançada em fevereiro.
LEIA TAMBÉM: Santa-cruzenses podem mostrar apoio à manutenção da UTI Mista
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.