Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Helena anuncia investimentos para a cultura tradicionalista durante desfile

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

A beleza da cultura gaúcha tomou conta da Rua Ernesto Alves na manhã desta terça-feira, 20, dentro das comemorações da Semana Farroupilha, e em alusão à Revolução Farroupilha. Bem no início do desfile, porém, a prefeita Helena Hermany realizou um ato importante para a cultura tradicionalista. Ela assinou um Termo de Colaboração, com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, a fim de subsidiar serviços de saúde como a contratação de médico veterinário, para realizar os serviços de coleta e envio de exames para anemia infecciosa e mormo, e a aplicação de vacina contra influenza equina. A intenção é incentivar uma maior participação em eventos como a Semana Farroupilha.

LEIA MAIS: FOTOS: desfile leva milhares à Rua Ernesto Alves

Na ocasião Helena também homologou a licitação para a construção da arquibancada coberta na quadra de rodeios do Parque de Eventos, em um valor estimado de R$ 1,68 milhão. A empresa vencedora é a Cordilheira, de Erechim, e a partir da assinatura do contrato terá seis meses para concluir a obra. “É importante que o poder público se integre, porque o tradicionalismo passa valores, passa amor à família, passa conceitos. E uma data tão simbólica como esta, merece uma valorização e um olhar de destaque como o que essa gestão tem feito para todos os setores”, declarou a prefeita.

Publicidade

LEIA MAIS: Milhares de pessoas acompanharam desfile farroupilha em Rio Pardo

Após o ato, o desfile teve sequência com a participação de mais de vinte e cinco entidades tradicionalistas, que procuraram representar, em cerca de duas horas e meia de duração, o tema da edição deste ano: “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras“. Satisfeito com o espetáculo, o garoto Vicente Jandrey Borges, de apenas 5 anos, acompanhava o evento da calçada, tomando chimarrão. “‘Tá’ amargo, mas eu prefiro o doce”, brincou o gauchinho.

Ele estava acompanhado da mãe, Pâmela, e a irmã, Valentina, uma tradição familiar que vem da convivência com o avô, Gelson. “O vô dele sempre gostou da lida campeira, e a gente procura preservar esta tradição”, revelou a mãe. O Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Corá, avaliou o evento. “Tivemos um reencontro belíssimo com a tradição gaúcha, um desfile que matou a saudade das coisas da nossa terra”, finalizou.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.