Assim como em 2018, os santa-cruzenses Heitor José Schuch (PSB) e Marcelo Moraes (PL) são os dois deputados federais escolhidos para representar a região do Vale do Rio Pardo na Câmara Federal. Eles foram reeleitos neste domingo, 2, para ocupar duas das 31 cadeiras reservadas para políticos do Rio Grande do Sul na Câmara dos Deputados.
Moraes conseguiu crescer 20,51% em relação à eleição de 2018, já que naquele ano garantiu 69.904 votos e neste foram 84.247. Por sua vez, Schuch registrou uma queda de 28,82% em comparação à última eleição. Em 2018, o político do PSB teve 109.053 votos e neste ano foram 77.616.
LEIA TAMBÉM: Veja quem são os deputados estaduais eleitos
Publicidade
Marcelo Moraes comemorou a reeleição em seu comitê, na Marechal Deodoro, Centro de Santa Cruz do Sul. Em sua rede social, ele salientou que o sentimento é de dever cumprido e agradeceu o empenho e dedicação dos apoiadores durante a campanha. Após discurso de vitória, Moraes foi entrevistado pela Rádio Gazeta 107,9 FM.
O político atribuiu o crescimento de mais de 14 mil votos ao trabalho desenvolvido nos quatro anos de mandato como deputado federal. “Estou muito feliz com essa votação expressiva dentro do meu partido. Os colegas acabaram baixando um pouco a votação e eu fui o único dos que chegaram que conseguiu aumentar significativamente esses votos.” Moraes frisou que a comemoração, de fato, ocorrerá com a vitória no segundo turno de Onyx Lorenzoni e Jair Bolsonaro.
Além disso, o deputado federal enfatizou que, na Câmara de Deputados, vai seguir lutando pela bandeira da fumicultura, importante cadeia produtiva da região do Vale do Rio Pardo. “Em Brasília, são poucos os que têm a coragem de defender os fumicultores e a turma não entende a importância que tem a produção de tabaco para a economia da nossa região. Aqui no Rio Grande do Sul são mais de 75 mil famílias produtoras, sem falar dos quase 40 mil empregos gerados na indústria”, acrescentou.
Publicidade
Reeleito com uma votação menos expressiva que em 2018, Heitor Schuch disse, em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, que a partir desta segunda-feira, 3, deve continuar o trabalho do último mandato. “Vamos trabalhar para todos, os que votaram, os que não votaram, os que concordam com nosso projeto, os que têm divergências, afinal de contas o trabalho segue e a vida não pode parar.”
Apesar de sua reeleição, Schuch lamentou a falta de representação regional a nível de Estado. “A região precisa de representações, fiquei feliz também com a reeleição do colega Marcelo. Acho que a região merecia um pouco mais de sorte a nível de Assembleia Legislativa porque, mais uma vez, colegas que concorreram aqui, por poucos votos não chegaram”, completou.
Defensor da agricultura familiar, o deputado federal reeleito garantiu que vai seguir lutando pelos pequenos produtores e trabalhadores do campo. “Muito obrigado a todos que confiam no nosso projeto, especialmente a quem está no meio rural, na agricultura familiar.” Schuch ressaltou que também atua para outros setores, como o cooperativismo, associativismo e municipalismo. Todo o cenário será avaliado, segundo Schuch, para entender o porquê da queda na votação, para, aí sim, decidir sobre qual comportamento adotar daqui para frente.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Confira os deputados que vão compor a bancada gaúcha na Câmara
Aos 48 anos de idade, Luciano Lorenzini Zucco, também conhecido como tenente coronel Zucco, foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul com o maior número de votos. Em 2018, o militar e político brasileiro filiado ao Republicanos, foi eleito como o deputado estadual mais votado no Estado, com 166.747 votos.
Neste ano, Zucco alcançou 259.023 votos em todo o Rio Grande do Sul, chegando ao primeiro lugar das 31 cadeiras gaúchas na Câmara Federal. Em Santa Cruz do Sul, ele foi o segundo mais votado, com 2.478 votos. Em primeiro lugar, no município, ficou Marcel Van Hattem, do Partido Novo, com 4.216 votos.
Publicidade
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.