Cultura e Lazer

Harry Potter retorna ao cinema em Santa Cruz

Nesse sábado, 29, o Cine Santa Cruz fez uma exibição especial de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. As sessões, dubladas, ocorreram às 14h15 e às 17 horas.

O terceiro filme da franquia retornou aos cinemas 20 anos após seu lançamento. Foi a grande oportunidade para os fãs reverem – ou assistirem pela primeira vez – a obra na tela grande.

Prestes a iniciar o terceiro ano em Hogwarts, Harry descobre que o criminoso Sirius Black fugiu de Azkaban, uma prisão de segurança máxima onde estão os bruxos mais perigosos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz terá exposição de obras da Galeria Duque

Considerado um fiel seguidor de Você-Sabe-Quem (ou Aquele-que-não-deve-ser-nomeado), Black foi acusado de trair os pais de Potter e, após escapar, quer matar Harry.

Lançado em 2004, o longa-metragem foi um divisor de águas na franquia. Sob nova direção, com novos personagens, troca de atores, a produção evoluiu e se adaptou ao amadurecimento do trio de protagonistas, e traz uma trama mais sombria.

Publicidade

A primeira grande alteração foi a troca de diretores. Chris Columbus, responsável por iniciar a saga em A Pedra Filosofal e A Câmara Secreta, decidiu assumir o cargo de produtor executivo.

Em seu lugar, assumiu o mexicano Alfonso Cuarón. Conhecido pelo drama juvenil E Sua Mãe Também (2001), deixou sua assinatura na saga pela forma como explorou o universo cinematográfico.

LEIA TAMBÉM: Soberanas da 39ª Oktoberfest serão conhecidas neste domingo; Portal Gaz transmite ao vivo a escolha

Publicidade

O estilo artístico de Cuarón também provocou mudanças estéticas significativas. Enquanto nos anteriores predominavam cores quentes e vibrantes, optou por um tom dominado pelo cinza e pelo sombrio.

Aliado a isso, buscou técnicas narrativas e visuais para tornar ainda mais ameaçadores os novos perigos que cercam Hogwarts. A estética do diretor foi incorporada à saga, deixando-a mais sombria com a ascensão de Voldemort.

Com os atores mirins mais velhos, o diretor decidiu incorporar as mudanças nas narrativa. Com isso, destacou-se por mostrar os dilemas da passagem da infância para a adolescência. A temática ganharia ainda mais força no decorrer da saga, explorando as novas fases da vida dos personagens.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Old School Day leva música e alegria para Sinimbu

Filme introduziu elementos importantes na saga

Prisioneiro de Azkaban não se destaca apenas pelos aspectos técnicos e artísticos incorporados pelo novo diretor. A trama do terceiro filme introduz personagens e elementos importantes para o desenvolvimento da saga. Entre as novidades estão os dementadores, criaturas fantasmagóricas encarregadas de capturar Sirius Black, e a defesa contra eles, o Expecto Patronum. Os dois foram responsáveis por alguns dos momentos mais icônicos da franquia e se tornaram recorrentes nos próximos filmes.

Black é outro acrescimento importante. Sua relação com Harry enriqueceu-se a cada novo filme e tornou-se essencial até o fim da história. A interpretação de Gary Oldman é um destaque à parte, elevando a qualidade de elenco, que a cada produção foi melhorando ainda mais.

Publicidade

Outra adição de destaque é o Mapa do Maroto. Enfeitiçado, mostra a localização exata de todas as pessoas dentro de Hogwarts, além de revelar passagens e salas secretas (fundamentais para a narrativa no decorrer da história).

LEIA TAMBÉM: Língua alemã muda a vida de família da região; entenda

Sem medo de inovar, o terceiro filme foi responsável por enriquecer e tornar a jornada ainda mais interessante. Ao fugir da zona de conforto estabelecida nos anteriores e dar espaço a um diretor autoral, Prisioneiro de Azkaban não se limitou a revolucionar a franquia, mas fez isso com a indústria cinematográfica.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Julian Kober

É jornalista de geral e atua na profissão há dez anos. Possui bacharel em jornalismo (Unisinos) e trabalhou em grupos de comunicação de diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Share
Published by
Julian Kober

This website uses cookies.