O inglês Lewis Hamilton calou a fanática torcida ferrarista no tradicional Circuito de Monza e venceu neste domingo, 2, o GP da Itália de Fórmula 1. Em um fim de semana que se desenhava favorável à equipe italiana, foi o piloto da Mercedes quem comemorou ao cruzar a linha de chegada na frente após uma grande exibição que lhe rendeu a primeira colocação já nas últimas voltas.
Hamilton foi beneficiado pelo acidente em que se envolveu com Sebastian Vettel. Logo na primeira volta, os dois concorrentes ao título se tocaram quando o inglês tentou a ultrapassagem sobre o alemão. Pior para o piloto da Ferrari, que precisou parar nos boxes, voltou na última posição e fez uma prova de recuperação.
A esperança da Ferrari, então, era de que ao menos Kimi Raikkonen mantivesse a primeira colocação em que largou e garantisse a vitória à equipe da casa. E o finlandês até cumpriu a tarefa na maior parte da prova. Mas a poucas voltas para o fim, Hamilton conseguiu a ultrapassagem que lhe garantiu a vitória.
Publicidade
Para completar a festa da Mercedes, Valtteri Bottas completou o pódio na terceira colocação. Ele foi o quarto piloto a cruzar a linha de chegada, mas foi beneficiado por uma punição de cinco segundos a Max Verstappen por incidente envolvendo justamente o finlandês.
Quem também se beneficiou da punição ao holandês foi Vettel. Depois de fazer uma prova de recuperação, o piloto da Ferrari ao menos pôde comemorar a quarta posição, à frente justamente de Verstappen, que teve que se contentar com o quinto lugar. Com o resultado deste domingo, Hamilton abriu 30 pontos de vantagem para Vettel na liderança do Mundial de Pilotos: 256 a 226. Raikkonen foi a 164, seguido por Bottas, com 159. A Fórmula 1 volta à ação em duas semanas, com a disputa do GP de Cingapura, dia 16 de setembro.
Confira a classificação final do GP da Itália
Publicidade
1º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), em 1h16min54s484
2º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 8s705
3º – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), a 14s066
4º – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) a 16s151
5º – Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 18s208
6º – Romain Grosjean (FRA/Haas), a 56s320
7º – Esteban Ocon (FRA/Force India), a 57s761
8º – Sergio Pérez (MEX/Force India), a 58s678
9º – Carlos Sainz Jr. (ESP/Renault), 78s140
10º – Lance Stroll (CAN/Williams), a 1 volta
11º – Sergey Sirotkin (RUS/Williams), a 1 volta
12º – Charles Leclerc (MON/Sauber), a 1 volta
13º – Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren), a 1 volta
14º – Nico Hülkenberg (ALE/Renault) a 1 volta
15º – Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso), a 1 volta
16º – Marcus Ericsson (SUE/Sauber), a 1 volta
17º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 1 volta
Não completaram a prova:
Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso)
Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
Fernando Alonso (ESP/McLaren)
Publicidade