Preparem-se! No final deste mês de outubro, mais precisamente às 20 horas deste sábado, criaturas de todos os tipos vão sair de seus esconderijos e tomar as ruas de Santa Cruz do Sul. Esses monstros, zumbis e outros seres sobrenaturais, que estamos acostumados a ver somente em filmes de terror, vão realizar uma procissão celebrando o dia mais assustador do ano: o Halloween. Mas calma, não é preciso ter medo. Todos que quiserem podem também tirar suas fantasias do armário e fazer parte dessa caminhada sombria, chamada de Procissão das Criaturas, que terá sua primeira edição neste ano e promete fazer história na cidade.
O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é comemorado em todo o mundo no dia 31 de outubro. Essa tradição norte-americana a cada ano é mais difundida no Brasil, levando pessoas de todas as idades a utilizarem sua imaginação para entrar na brincadeira, vestindo fantasias, brincando de “doces ou travessuras?” ou até mesmo fazendo uma sessão de filmes de terror. Mas a ideia foi aos poucos crescendo em eventos específicos. Diversas cidades do Brasil já realizam caminhadas de pessoas fantasiadas. As mais tradicionais são as Zombie Walk, que consistem em diversas pessoas vestidas de zumbis andando e divertindo grandes centros urbanos.
E Santa Cruz, este ano, vai entrar nessa assustadora e divertida onda. A ideia surgiu do publicitário Eduardo Dalla Costa, que se inspirou em uma brincadeira de amigos ocorrida em 2014. Alguns alunos de um curso de inglês da cidade decidiram, após a aula de sexta-feira, se fantasiar de criaturas assustadoras e andar pelas ruas do Centro. Entre eles estava o cosplayer – ou seja, pessoa com o hobby de se transformar em um personagem utilizando maquiagem, interpretação, vestuário, etc. – Felipe Gassen, que também ajuda na organização da primeira Procissão das Criaturas. “Acabou sendo meio que um evento-piloto. Foi pequeno, com apenas umas cinco pessoas, mas que mostrou que algo maior nesse sentido era possível”, conta o cosplayer.
Publicidade
Felipe e seus colegas saíram pelas ruas e chamaram a atenção em bares, lanchonetes e choperias. Várias pessoas os pararam para tirar fotos, e a noite de terror acabou sendo muito divertida. Costa, sabendo disso, viu o potencial para um evento assim na cidade. “Foi principalmente o interesse de outras pessoas que nos chamou atenção. Pensei ‘cara, é isso que nós temos que fazer’”, lembra o publicitário. Portanto, com vários meses de antecedência, ele lançou a Procissão das Criaturas nas redes sociais. “É um evento aberto para pessoas de todas as idades. A questão da fantasia, de interpretar um personagem, é algo universal. Possibilita as pessoas explorarem outras realidades.”
Eduardo acredita que todos têm um personagem favorito, até as pessoas mais velhas, que liam gibis de super-heróis e assistiam a séries e filmes de terror. Já alguns dos mais novos apreciam esse costume pela moda cosplay. Tanto Eduardo quanto Felipe, por exemplo, participam de eventos como o Anime Extreme. E justamente por essa abrangência de estilos e preferências de diferentes idades, Costa optou por chamar o evento de Procissão de Criaturas e não de Zombie Walk. “É aberto para todos os seres sobrenaturais. Cada um pode ser o que quiser, precisando apenas ter ligação com a temática Halloween”, salienta.
A procissão já tem um roteiro programado. A saída será neste sábado, às 20 horas, na Praça Getúlio Vargas. Uma foto oficial será tirada nas imediações da Catedral e os fantasiados sairão percorrendo as ruas da cidade. Haverá um carro de som com DJ colocando músicas relacionadas com o tema, participação de grupos da região, ações sociais, comissão de frente especial formada por integrantes da equipe Largados, da Gincana de Vera Cruz, e encerramento no Shopping Santa Cruz. Depois a festa seguirá em uma boate santa-cruzense, que se prepara especialmente para receber as “criaturas”.
Publicidade
Doações ou travessuras?
E os monstros também vão dar uma de super-heróis na Procissão das Criaturas deste dia 31. Ao invés de promover o tradicional “doces ou travessuras?” nas ruas de Santa Cruz, o evento pretende arrecadar doações para a ONG Quem Quer Gato?, que estará presente na caminhada. “Como é uma ideia que busca envolver todos do município, não temos motivos para não pensar em ajudar os animais da nossa cidade. Queremos abraçar inclusive outros grupos sociais, que podem nos acompanhar e divulgar seu trabalho”, ressalta Eduardo Dalla Costa.
Com todas essas ideias, o publicitário admite estar passando bastante trabalho para conseguir deixar tudo pronto para este Halloween. “Vai ser o primeiro evento desse estilo e também é o primeiro que eu organizo. É muito importante que dê certo, assim vamos ter outros. Mas são muitos desafios para que tudo funcione”, explica Costa.
O crescimento nas redes sociais é surpreendente. O evento da Procissão das Criaturas, por exemplo, já conta com cerca de 400 confirmados e várias dicas de fantasias.
Publicidade
This website uses cookies.