Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BRASIL

‘Há uma espécie de terrorismo climático no Brasil’, diz Marina sobre incêndios

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirma que o País vive “espécie de terrorismo climático” e que há aliança entre ideologias políticas que dificultam enfrentamento. “Prender grandes culpados pelo fogo depende da investigação, eles dificilmente estarão na linha de frente”, disse ao programa “Bom dia, ministra”, da EBC.

Na avaliação da ministra, diante do cenário de seca severa na maior parte do território brasileiro, a punição mais severa a quem ateia fogo é indispensável. “Em um contexto como esse, se as pessoas não pararem de atear fogo, nós estamos diante de uma situação”, disse Marina, sem completar a frase, que se seguiu com cobrança de ação coordenada.

LEIA TAMBÉM: Telescópio capta imagens de fumaça de incêndios sobre o Brasil

Publicidade

Marina Silva disse avaliar que as penas contra quem desrespeita a lei são insuficientes e colaboram para a “situação dramática do País”. “A pena é de dois a quatro anos de prisão. Quando a pena é leve, às vezes ela é transformada em algum tipo de pena alternativa”, afirmou ao criticar que, pela extensão dos danos das queimadas, os incendiários deveriam ser encarados de forma mais dura pela lei e pelo Judiciário.

“Por isso que na sala de situação estamos trabalhando para a elevação da pena. Tem projetos de lei do Congresso Nacional, como o que estabelece que o fogo com intenção de queimar deve ser considerado um crime de uso. E aí você vai ter uma pena muito mais forte”, afirmou.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile