O cicloturista Hoting Casillas Robles, de 23 anos, passou por Santa Cruz do Sul nessa terça-feira, 29. Natural de Guadalajara, no México, ele está na estrada há sete anos e já conheceu 49 países entre as Américas e a Europa. O próximo objetivo é chegar ao continente asiático.
André Black, do programa Pé na Estrada, da Rádio Gazeta, encontrou-o no Bairro Senai, quando Robles procurava uma oficina para reparos na bicicleta. Ele o convidou para almoçar. “Acabei encontrando esse cara, com um monte de coisas na bicicleta. Achei interessante a história dele. Saiu de casa aos 16 anos para conhecer o mundo”, relata.
LEIA MAIS: Bicicletas em alta: cicloturismo cresce como opção econômica no Estado
Publicidade
Robles está a caminho de Curitiba, para viabilizar novos documentos na embaixada mexicana. Quando estava em Chapecó, no Oeste catarinense, ele foi assaltado. A jornada do jovem mexicano pode ser acompanhada no YouTube (acesse o canal aqui).
Conforme Robles, o peso total para pedalar fica em quase 200 quilos com tudo o que carrega nos alforjes. Ele conta com o auxílio financeiro da família e apoio de amigos que faz pela estrada, além dos grupos de cicloturismo espalhados pelo mundo. Geralmente pedala entre as 8 e as 19 horas, com algumas paradas para comer e se reidratar.
No decorrer dos anos longe de casa, Robles aprendeu técnicas de confeitaria e artes marciais. No jiu-jitsu, tornou-se faixa vermelha. Para ele, o país preferido foi a Holanda, pelas belezas das paisagens e carisma das pessoas. “Me comunico com a família pelo celular. Tenho saudades, mas quero cumprir meu objetivo de dar a volta ao mundo.”
Publicidade
LEIA MAIS: Bicicleta: um meio de transporte que faz bem para a saúde