Guilherme Ubatuba Teixeira (MDB) foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Vale Verde na sessão dessa segunda-feira, 27. Aos 23 anos, é o mais jovem legislador a assumir o cargo, assim como foi o mais novo a ser eleito no município, em 2020, quando tinha 21 anos. A mudança na chefia da Casa se dá por um acordo entre as bancadas, definido antes de assumirem a atual legislatura.
Segundo Ubatuba, ficou acordado que nos dois primeiros anos, os presidentes ocupariam o cargo durante seis meses e renunciariam, possibilitando maior rotatividade de partidos e parlamentares. Nos dois últimos, a perspectiva é de mandatos de um ano. “Dessa forma, da base de sete vereadores da situação (são nove na Câmara), somente um não terá a oportunidade de ser presidente neste mandato”, explica.
LEIA TAMBÉM: Vale Verde, com todas as letras: pesquisadores lançam livro sobre a história do município
Publicidade
A sua posse vai ocorrer nesta sexta-feira, 1º de julho, assim como a dos demais integrantes da mesa: Elário Rosa da Silva, 1º vice-presidente; Gabriel Dettenborn de Mello, 1º secretário; Eloir Storch (todos do MDB), 2º vice-presidente; e Frederico Toillier (PDT), 2º secretário.
Projetos para Vale Verde
O período à frente da mesa diretora será de seis meses. Durante esse semestre, Ubatuba quer dar início à revisão e reescrita do Regimento Interno da Câmara, fazer estudo sobre a regulamentação do Hino Municipal, planejar sessões no interior e apresentar um projeto que beneficiará os integrantes da Feira de Produtores Rurais e Artesanais de Vale Verde (Feproarte).
LEIA TAMBÉM: Com renúncia de Edivilson Brum, prefeito de Vale Verde assume o Cisvale
Publicidade
Campanha de bicicleta
Na primeira campanha eleitoral, em 2020, Guilherme Ubatuba foi eleito com 108 votos. Fez uma campanha que ficou marcada pela forma como visitou os eleitores. “Fiz todo o trabalho de bicicleta. Foram 670 casas visitadas em todas as localidades”, relembra. Pedalou 3 mil quilômetros, desde a pré-campanha até as vésperas da votação. A peregrinação pelo município continua depois de eleito. Neste mês, deve completar mil residências de vale-verdenses visitadas. Só utiliza o carro para as localidades mais distantes da região central.
Antes da vida política, já havia auxiliado na lida campeira, na fazenda onde o pai é capataz. Também ajudou o padrasto, que é pedreiro, foi estagiário na Prefeitura e trabalhou em uma conceituada padaria da região. Foi onde teve despertado o gosto pela política. Estudante de Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com conclusão do curso programada para o final do ano, também foi assessor de imprensa da Prefeitura, de setembro de 2019 a agosto de 2020, quando passou a se dedicar à campanha.
LEIA TAMBÉM: Sistema de videomonitoramento entra em operação em Vale Verde
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!