O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) disponibilizou, em 2021, material didático com propostas de atividades para utilizar a obra O avesso da pele em sala de aula. A obra, que é alvo de polêmica há dias, também pode ser conferida na íntegra, digitalmente. As informações são públicas e estão disponíveis no portal do programa.
No guia do PNLD 2021, data em que a Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira escolheu o material para as turmas do primeiro ano do Ensino Médio, há uma resenha completa sobre o romance. Além de destacar o eixo central da narrativa (o racismo estrutural e suas consequências no cotidiano das personagens), aborda questões técnicas sobre a escrita do autor Jeferson Tenório.
LEIA TAMBÉM: Academia de Letras de Santa Cruz se manifesta em defesa do livro, da literatura e do direito à leitura
Publicidade
Entre os pontos explorados está a linguagem. Consta na resenha que a obra traz uma linguagem que “explora a tensão e a complexidade das questões que sustentam o enredo” e retrata a situação das histórias de vida das personagens negras de convívio do narrador. Sobre a narrativa, ao mesmo tempo em que é classificada como “sensível”, pela construção da linguagem, por vezes também é “brutal” por sua construção temática e pelo tratamento de linguagem. Destaca-se na análise que a linguagem traz situações e imagens que retratam um contexto sociocultural marcado por “diversos tipos de violência”, que, conforme o documento, “precisam” ser trabalhados em sala para que não sejam naturalizados ou assimilados de forma acrítica.
Por fim, a resenha diz que a obra possui um manual, material digital e videotutorial (com duração de cinco a dez minutos) para o professor. Esse conteúdo apresenta propostas de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente para as áreas de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. “Esses materiais trazem discussões e propostas para um aprofundamento das temáticas, dos gêneros literários, da bibliografia apresentada, e auxiliam no trabalho em sala de aula com a obra literária”, afirma a resenha.
LEIA TAMBÉM: Documento comprova que escola selecionou o livro “O Avesso da Pele”
Publicidade
Pelo Portal do Livro Digital, as escolas podem baixar o livro completo. Para isso, é necessário o cadastro do diretor, que pode acessar o material e disponibilizá-lo aos professores.
Editora também oferta material para educadores
A editora Companhia das Letras também disponibiliza conteúdo didático sobre os livros incluídos no programa. Entre eles, O avesso da pele. No portal da empresa, específico ao PNLD 2021, é possível ter acesso ao romance completo, sem necessidade de cadastro para acesso, e outros conteúdos. Destacam-se os temas abordados, como: diálogos com a sociologia e antropologia, bullying e respeito à diferença, cidadania e inquietações da juventude.
LEIA TAMBÉM: “Vamos verificar quem fez o pedido”, diz diretora envolvida na polêmica sobre o livro “O Avesso da Pele”
Publicidade
Ao descrever o romance de Jeferson Tenório, consta que são abordadas, além de racismo e desigualdade social, relações afetivas por vezes “marcadas por violências e incompreensões”. Mas, além de uma descrição, foto da capa e o livro digital na íntegra, há dois conteúdos voltados aos educadores. Uma videoaula, com duração de dez minutos, e um manual digital para o professor, elaborado pela Comunidade Educativa (Cedac).
O documento abre possibilidades de explorar as temáticas do livro em sala de aula. E considera a leitura individual “altamente recomendada” aos alunos do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, considera fundamental o acompanhamento do professor, estimulando e propondo leituras coletivas para formação de leitores literários. “A leitura compartilhada é uma oportunidade de os jovens se envolverem com a obra, dialogarem e analisarem aspectos que possivelmente seriam negligenciados na leitura individual”, diz o material.
LEIA TAMBÉM: Entenda porque a Gazeta não divulga trecho polêmico de “O Avesso da Pele”
Publicidade
No entanto, o documento não analisa de forma aprofundada a linguagem narrativa utilizada pelo escritor e que foi alvo de críticas da direção da escola estadual de Santa Cruz. Ainda assim, pelos temas abordados no livro, o manual considera que o O avesso da pele possibilita uma experiência reflexiva que, além de se relacionar com a atualidade, gera identificações com vivências dos estudantes do Ensino Médio. E avalia que a estrutura do romance aposta na inteligência e na formação leitora dos jovens. “Esses jovens vivem em um mundo repleto de preconceitos, e colocar uma lente sobre o tema pelas vias do romance de Jeferson Tenório é oportunizar uma rica reflexão sobre a realidade, estimulando-os, assim, a transformá-la”, consta.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade