Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

"O AVESSO DA PELe"

Guia do PNLD disponibilizou manual para professores trabalharem livro em sala de aula

Portal do programa do Ministério da Educação disponibiliza uma análise de O avesso da pele, de Jeferson Tenório, e a obra na íntegra

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) disponibilizou, em 2021, material didático com propostas de atividades para utilizar a obra O avesso da pele em sala de aula. A obra, que é alvo de polêmica há dias, também pode ser conferida na íntegra, digitalmente. As informações são públicas e estão disponíveis no portal do programa.

No guia do PNLD 2021, data em que a Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira escolheu o material para as turmas do primeiro ano do Ensino Médio, há uma resenha completa sobre o romance. Além de destacar o eixo central da narrativa (o racismo estrutural e suas consequências no cotidiano das personagens), aborda questões técnicas sobre a escrita do autor Jeferson Tenório.

LEIA TAMBÉM: Academia de Letras de Santa Cruz se manifesta em defesa do livro, da literatura e do direito à leitura

Publicidade

Entre os pontos explorados está a linguagem. Consta na resenha que a obra traz uma linguagem que “explora a tensão e a complexidade das questões que sustentam o enredo” e retrata a situação das histórias de vida das personagens negras de convívio do narrador. Sobre a narrativa, ao mesmo tempo em que é classificada como “sensível”, pela construção da linguagem, por vezes também é “brutal” por sua construção temática e pelo tratamento de linguagem. Destaca-se na análise que a linguagem traz situações e imagens que retratam um contexto sociocultural marcado por “diversos tipos de violência”, que, conforme o documento, “precisam” ser trabalhados em sala para que não sejam naturalizados ou assimilados de forma acrítica.

Por fim, a resenha diz que a obra possui um manual, material digital e videotutorial (com duração de cinco a dez minutos) para o professor. Esse conteúdo apresenta propostas de atividades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente para as áreas de Linguagens e suas Tecnologias no Ensino Médio e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. “Esses materiais trazem discussões e propostas para um aprofundamento das temáticas, dos gêneros literários, da bibliografia apresentada, e auxiliam no trabalho em sala de aula com a obra literária”, afirma a resenha.

LEIA TAMBÉM: Documento comprova que escola selecionou o livro “O Avesso da Pele”

Publicidade

Pelo Portal do Livro Digital, as escolas podem baixar o livro completo. Para isso, é necessário o cadastro do diretor, que pode acessar o material e disponibilizá-lo aos professores.

Editora também oferta material para educadores

A editora Companhia das Letras também disponibiliza conteúdo didático sobre os livros incluídos no programa. Entre eles, O avesso da pele. No portal da empresa, específico ao PNLD 2021, é possível ter acesso ao romance completo, sem necessidade de cadastro para acesso, e outros conteúdos. Destacam-se os temas abordados, como: diálogos com a sociologia e antropologia, bullying e respeito à diferença, cidadania e inquietações da juventude.

LEIA TAMBÉM: “Vamos verificar quem fez o pedido”, diz diretora envolvida na polêmica sobre o livro “O Avesso da Pele”

Publicidade

A capa do romance escrito por Tenório

Ao descrever o romance de Jeferson Tenório, consta que são abordadas, além de racismo e desigualdade social, relações afetivas por vezes “marcadas por violências e incompreensões”. Mas, além de uma descrição, foto da capa e o livro digital na íntegra, há dois conteúdos voltados aos educadores. Uma videoaula, com duração de dez minutos, e um manual digital para o professor, elaborado pela Comunidade Educativa (Cedac).

O documento abre possibilidades de explorar as temáticas do livro em sala de aula. E considera a leitura individual “altamente recomendada” aos alunos do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, considera fundamental o acompanhamento do professor, estimulando e propondo leituras coletivas para formação de leitores literários. “A leitura compartilhada é uma oportunidade de os jovens se envolverem com a obra, dialogarem e analisarem aspectos que possivelmente seriam negligenciados na leitura individual”, diz o material.

LEIA TAMBÉM: Entenda porque a Gazeta não divulga trecho polêmico de “O Avesso da Pele”

Publicidade

No entanto, o documento não analisa de forma aprofundada a linguagem narrativa utilizada pelo escritor e que foi alvo de críticas da direção da escola estadual de Santa Cruz. Ainda assim, pelos temas abordados no livro, o manual considera que o O avesso da pele possibilita uma experiência reflexiva que, além de se relacionar com a atualidade, gera identificações com vivências dos estudantes do Ensino Médio. E avalia que a estrutura do romance aposta na inteligência e na formação leitora dos jovens. “Esses jovens vivem em um mundo repleto de preconceitos, e colocar uma lente sobre o tema pelas vias do romance de Jeferson Tenório é oportunizar uma rica reflexão sobre a realidade, estimulando-os, assim, a transformá-la”, consta.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.