Centro-Serra

Guardiões já definiram sementes que irão para o “cofre do fim do mundo”

Em reunião promovida na semana passada, a Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas de Ibarama definiu os tipos de sementes que serão encaminhados ao Banco Mundial de Sementes na Noruega (o Svalbard Global Seed Vault), um bunker construído dentro de uma montanha coberta de gelo permanente na ilha de Spitsbergen, no arquipélago norueguês de Svalbard.

A Gazeta noticiou recentemente que a Associação dos Guardiões de Ibarama foi escolhida para encaminhar sementes naturais ao local conhecido como “cofre do fim do mundo” ou “Arca de Noé” das sementes, uma estrutura de rigorosa segurança no Polo Ártico, e uma reserva para a garantia da diversidade genética das culturas, com capacidade para armazenar milhões de amostras.

LEIA MAIS: Sementes crioulas de Ibarama serão guardadas em banco mundial na Noruega

Publicidade

O prazo para definição das variedades de sementes a serem enviadas ao Banco Mundial encerrou em 31 de maio, por isso a reunião foi promovida no último dia 23. Na ocasião ficou estabelecido o envio de 25 espécies diferentes, entre as quais milho, feijão, abóbora, melancia, melão, quiabo, gergelim, linhaça e até mesmo alface crioula (conhecida em Ibarama como Alface Angelina, há décadas sendo cultivada). As sementes são oriundas das plantações de 19 guardiões.

Conforme o técnico em Agropecuária, Giovane Rigon Vielmo, que tem auxiliado os guardiões, a relação das sementes já foi encaminhada à Embrapa e não pode ser alterada. As sementes de Ibarama passarão por uma seleção e correta armazenagem para que possam seguir viagem por milhares de quilômetros. Até o fim do ano, de acordo os guardiões Mario e Renilde Raminelli, 2 mil sementes de cada variedade serão encaminhadas para a autarquia, das quais 500 irão para o Banco Mundial na Noruega, 500 ficarão em cofre da Embrapa em Brasília e mil sementes serão destinadas para testes de germinação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.