Na tarde dessa quarta-feira, 26, visitantes do Parque da Gruta presenciaram cenas inusitadas. No local, 23 guardas municipais em processo de formação pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Santa Cruz do Sul tiveram a última aula de preparação física do curso que os capacita para atuarem na segurança pública do município. Proferindo gritos de guerra, o grupo subiu a Trilha da Cascata e a Escadaria da Gruta, em simulações destinadas a prepará-los para acompanhamentos de possíveis ocorrências em parques, vias públicas e mata fechada.
Orientados pelo instrutor de educação física da Academia de Formação e Capacitação da Guarda Municipal, Rodrigo Costa, e balizados por apoiadores da Defesa Civil, homens e mulheres aprovados no concurso público de 2019 para o cargo de guardas municipais receberam instruções para que saibam agir de forma segura em momentos de ação, apresentando bom condicionamento físico.
LEIA TAMBÉM: Novos agentes chegam à etapa final do curso para Guarda Municipal de Trânsito
Publicidade
O treinamento aprimorou tanto flexibilidade e resistência muscular quanto habilidades motoras, de coordenação e proteção pessoal. “É comum que os meliantes corram para longe dos centros urbanos, tentando se abrigar ou fugir. Por isso, fazemos questão de que nossos alunos passem por essas simulações próximas da realidade, para que estejam aptos a enfrentar da melhor forma diversos tipos de situação”, explica Costa.
O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, avalia que o curso contempla as melhores formas de encaminhamento dentro das atribuições do poder de polícia administrativa do município para os guardas municipais e de trânsito. Ele destaca ainda que Santa Cruz do Sul é um dos poucos municípios do estado com academia para formação de guardas municipais e de trânsito, o que representa grandes avanços na segurança pública e na mobilidade humana. “Capacitações avançadas como esta que estamos proporcionando aos nossos profissionais só são possíveis devido aos investimentos constantes que fazemos na segurança para ampliar, cada vez mais, os cuidados que dedicamos aos nossos cidadãos”, afirma.
LEIA TAMBÉM: Guarda Municipal recebe treinamento para uso de softwares de segurança
Publicidade
Os aprendizes iniciaram a formação em dezembro e devem começar a trabalhar efetivamente como guardas municipais em junho. Ao todo, passarão por mais de 1 mil horas/aula, sendo 40 destinadas exclusivamente à preparação física. Além desse tipo de atividade, o curso contempla as melhores formas de se fazer abordagens de indivíduos e aulas teóricas que tratam de legislação, corregedoria, entre outros assuntos relacionados.
Após concluída a etapa de capacitação, os guardas serão direcionados para diferentes postos de trabalho para atuarem em repartições diversas no município, contribuindo com a proteção da população e do patrimônio público. O maior efetivo deve colaborar também para aumentar a quantidade de profissionais disponíveis para as rondas escolares, garantindo a segurança das instituições de ensino santa-cruzenses.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!