Foram divulgados nesta segunda-feira, 9, dados da Operação Verão 2019/2020, realizada em todo o Estado entre 21 de dezembro de 2019 e 2 de março de 2020. Na região, dez guarda-vidas atuaram nos balneários dos Ingazeiros, Porto Ferreira e Santa Vitória, em Rio Pardo; Praia Nova, em Cachoeira do Sul; e Monte Alegre, no município de Vale Verde. No total, foram realizados quatro resgates de pessoas que estavam se afogando. Na Operação Verão de 2018/2019, foram registrados dez resgates – o que representa queda de 60%.
O número de intervenções dos guarda-vidas, por outro lado, teve crescimento de 32% neste ano. Foram 2.285 no total, sendo 2.281 ações preventivas. Na edição 2018/2019, tinham sido 1.723, contando os dez salvamentos.
De acordo com o auxiliar da divisão de operações da Defesa Civil do 6° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul, o sargento Felipe Martins, nos horários em que os locais recebiam a atuação dos guarda-vidas, não foi registrado nenhum óbito por afogamento.
Publicidade
Conforme Martins, a principal causa de afogamentos é o uso exagerado de bebidas alcoólicas. “O consumo de bebida alcoólica tira o senso das pessoas e, por isso, elas acabam se colocando mais em risco, acabam entrando mais na água, não querendo escutar alguma orientação e até se tornando um pouco agressivas com o guarda-vidas que se encontra no local”, afirmou.
Com o fim da Operação Verão, desde o dia 2 de março não há mais a atuação de guarda-vidas na região. O sargento fez um alerta para quem frequenta os balneários: “Evitem entrar no rio, principalmente, de corredeira, nunca deixe a água ultrapassar a linha da cintura, utilize sempre o colete salva-vidas, não utilize colchões infláveis, câmeras de pneus, boias circulares, pois esses equipamentos não transmitem segurança para o banhista. Jamais entre na água de cabeça, pois pode ter havido uma modificação no leito do rio e ele ter diminuído”, finalizou.
LEIA MAIS: Operação Verão começa neste sábado em quatro balneários da região
Publicidade
This website uses cookies.