Mais uma etapa junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está sendo cumprida pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, responsável pela administração do Aeroporto Luiz Beck da Silva, para que, a partir de agosto, voos comerciais da Azul Linhas Aéreas possam operar no terminal. Teve início nesta quarta-feira, 30, na sede da Assemp, o curso de formação básica em Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC) para agentes da Guarda Municipal.
Participam da capacitação 15 guardas municipais, divididos em duas turmas. A formação tem 32 horas de aulas teóricas, com duração de quatro dias e está sendo ministrada pela JS Consultoria Aeronáutica, organização autorizada pela Anac para fornecer treinamento. Após a conclusão dos módulos, os alunos serão certificados e estarão aptos a atuar na segurança do aeroporto como agentes de proteção da aviação civil (Apac).
LEIA TAMBÉM: Azul define data para começar a operar voo entre Santa Cruz e Porto Alegre
Publicidade
Dividida em nove módulos, a capacitação aborda informações pertinentes à segurança da aviação civil, consolidando as competências técnicas necessárias para qualificação dos profissionais que irão aplicar os procedimentos, de acordo com a legislação vigente da Anac, relativos às atividades AVSEC.
Dentre os temas abordados estão assuntos destacados das principais legislações que determinam as normas a serem cumpridas no desenvolvimento de atividades destinadas à proteção da aviação civil contra atos de interferência ilícita, como noções de marco regulatório e autoridade legal, controle de acesso e inspeção de pessoas e bagagem de mão, identificação de armas químicas, biológicas e explosivos, medidas de segurança relativas à aeronave no solo, medidas de segurança relativas à carga, correio e outros itens.
LEIA TAMBÉM: Início da rota aérea entre Santa Cruz e Porto Alegre é adiado
Publicidade
O curso finaliza com uma visita técnica dos agentes ao aeroporto para reconhecimento dos diversos locais de trabalho e observação das medidas de segurança adotadas, no tocante à terminais de passageiros, canais de inspeção de pessoas, controle de acesso de veículos e terminais de cargas (caso haja).
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Márcio Martins, o aperfeiçoamento da Guarda Municipal é mais uma demanda antiga da Anac que o atual governo está resolvendo em menos de seis meses. “Estamos finalizando as ações necessárias para que nosso aeroporto esteja dentro dos padrões exigidos para as operações aéreas. A pintura da pista e a construção do terminal de passageiros já estão em andamento e devem ficar prontos até o final do mês de julho e, em agosto, receberemos o primeiro voo da companhia Azul”, confirmou.
LEIA TAMBÉM: Azul revela valor da passagem do voo entre Santa Cruz e Porto Alegre
Publicidade
This website uses cookies.